Segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe em Fortaleza começa nesta quinta-feira, 16, sem drive thru

A vacinação ocorrerá nos 113 postos de saúde, nas 87 escolas selecionadas, nos batalhões da Polícia Militar, nas delegacias civis e na Secretaria de Segurança Cidadã.

22:15 | Abr. 15, 2020

Vacinação contra influenza terá reinício nesta quinta-feira (16/04) (foto: Thais Mesquita)

A segunda fase da campanha de vacinação contra gripe de 2020 começa nesta quinta-feria, 16, em Fortaleza e se estende até o dia 8 de maio. A ação ocorrerá nos 113 postos de saúde, nas 87 escolas selecionadas, nos batalhões da Polícia Militar, nas delegacias civis e na Secretaria de Segurança Cidadã. Na Capital, a ação busca imunizar 168.627 pessoas contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS).

A secretaria informou ainda que sobre o sistema drive thru de vacina (onde as pessoas são imunizadas sem descerem de seus veículos) não será implementado nesta fase da campanha. As pessoas que já estavam com o serviço de vacinação em domicílio agendado, continuaram recebendo a imunização em casa normalmente.

A segunda fase da imunização terá como foco doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e a população indígena. Policiais civis e militares, membros da Aeronáutica, Marinha, Exército, Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Municipal também fazem parte do grupo prioritário da segunda fase.

No ato da vacinação, os doentes crônicos precisarão apresentar uma receita com prescrição de um medicamento que indiquem o uso contínuo. Motoristas e cobradores no geral precisam apresentar a carteira de trabalho, crachá ou CHN tipo C e tipo E. Caminhoneiros e motoristas de transporte urbano podem se identificar mediante apresentação da CNH tipo D. Os profissionais das forças de segurança serão vacinados, preferencialmente, em seus locais de trabalho, como forma de tentar evitar aglomerações, segundo a SMS.

A coordenadoria de imunização da SMS alerta para a população não se isentar dos cuidados de higienização quando for se vacinar. “Usem máscaras, evitem aglomerações, lavem sempre as mãos com sabão ou álcool gel e, se for ao posto de saúde e houver muita gente, volte em outro horário”, recomendou a titular da coordenadoria, Vanessa Saldatelli. Apesar do alerta, Vanessa reforçou a necessidade das pessoas buscarem receber a dose da vacina. A SMS ressalta ainda que a população pode buscar o esclarecimento de qualquer dúvida por meio do telefone (85) 3452 6973.

A primeira fase terminou no dia 23 de março e segundo levantamento da SMS, já foram imunizados 97% dos profissionais de saúde e 99,20% dos idosos. Porém, aqueles que ainda não se vacinaram, podem se dirigir aos postos  para receber a dose da vacina.

A vacina contra gripe não é eficaz contra o novo coronavírus, mas ajuda os profissionais de saúde a obterem diagnósticos mais evidentes em relação ao Covid-19. A consequente diminuição dos casos de influenza H1N1, H3N2 e Influenza B facilita o diagnóstico de possíveis casos de coronavírus a partir de sintomas gripais fortes.

SERVIÇO:

Segunda etapa de vacinação contra H1N1, H3N2 e Influenza B em Fortaleza:
Período:
De 16 de abril até 8 de maio

Serão postos de vacinação contra gripe os seguintes locais:

Postos de saúde de Fortaleza, lista completa, com endereço dos postos, pode ser acessada aqui https://saude.fortaleza.ce.gov.br/postos-de-saude.

87 escolas do municipio, a lista completa das escolas, pode ser acessada aqui https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/CAMPANHA_VACINA_ESCOLAS_POSTOS_1504.pdf

Batalhões da Polícia Militar, nas delegacias civis e na Secretaria de Segurança Cidadã.