21 casas no entorno da obra da Linha Leste são desocupadas em Fortaleza por instabilidade no terreno

Equipes da obra da Linha Leste do Metrô verificaram instabilidade nos terrenos e evacuaram as famílias. Defesa Civil indica risco de desabamento em 16 casas

18:56 | Jan. 31, 2020

Chuva com muita intensidade ocorreu ao longo da madrugada (foto: Antenor Naspolini/WhatsApp O Povo)

Vinte e uma casas na rua Adarias Lima foram evacuadas no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, na madrugada desta sexta-feira, 31, por conta das instabilidades no terreno e risco de desabamento no entorno da obra da Linha Leste. A desocupação de emergência foi feita pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) em conjunto com a Defesa Civil de Fortaleza, em meio à forte chuva que começou a banhar a Capital cearense logo nesta madrugada e se estendeu até a tarde desta sexta, causando pontos de alagamento e transtornos na cidade.

De acordo com a Defesa Civil, 16 das casas foram interditadas por conta do risco de desabamento. O órgão mantém equipes no local ainda na noite de hoje. Segundo a Seinfra, as famílias removidas foram encaminhadas à pousadas, hotéis e casas de parentes, "recebendo a devida assistência".

A necessidade de retirada das pessoas de suas casas foi verificada pela Seinfra pelo contexto das obras da Linha Leste do Metrô. Durante monitoramentos no entorno das intervenções do canteiro, o consórcio que executa as obras verificou, por meio de sensores, instabilidades no terreno. "Por conta desse sistema de monitoramento, foi identificada, na noite desta quinta-feira, 30, a necessidade de intervenção em parte dos imóveis, para garantir a segurança dos moradores".

A Seinfra informa que técnicos do consórcio e da Pasta seguem no bairro Moura Brasil analisando as condições do imóveis para dar início aos reparos necessários que permitam a volta das famílias aos seus lares "o mais rápido possível, com segurança". Outros imóveis na mesma rua passaram por vistoria e não apresentaram risco aos moradores, de acordo com a Seinfra.