Bondinho do Morro Santa Terezinha estará em operação até junho, diz Seinf

Equipamento estava previsto no projeto de requalificação do Morro Santa Terezinha entregue em 2018

11:19 | Jan. 06, 2020

A titular da Seinf, Manuela Nogueira, destaca que entre os meses de fevereiro e março, o bondinho começará a ser montado no local. (foto: Arquivo/ O POVO)

O bondinho que estava previsto no projeto de requalificação do Morro Santa Terezinha, no Vicente Pinzón, anunciado em 2011, pode estar perto de sair do papel. Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), atualmente o equipamento está em fase de fabricação e deve começar a operar até junho. Por causa de atrasos no repasse das verbas no projeto, intervenções previstas para o local só foram entregues em 2018.

A titular da Seinf, Manuela Nogueira, destaca que entre os meses de fevereiro e março, o bondinho começará a ser montado no local. “Como é o primeiro equipamento dessa natureza que está sendo montado na Cidade, a gente tem que dar um prazo maior porque não temos outros para nos basear”, afirma.

Ainda de acordo com a secretária, a ideia é que o bondinho garanta a acessibilidade no morro para idosos e para pessoas com problemas de locomoção, que teriam dificuldade de acessar o local por meio da escadaria.

Histórico

Em 2018, moradores do Morro Santa Terezinha receberam praças, mirante, anfiteatro, calçadão e espaços esportivos, mas o bondinho não veio. As intervenções no local foram orçadas em R$ 10 milhões e financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina, com recursos também do Ministério do Turismo e da Prefeitura.

A então prefeita Luizianne Lins (PT) chegou a assinar ordem de serviço autorizando o início das obras, que finalizariam em abril de 2012. Porém, atrasos no repasse de verbas diminuíram o ritmo de trabalho, só concluído na gestão seguinte. 

com informações de Leonardo Maia