PUBLICIDADE
Notícias

Pinto Martins está entre os 15 aeroportos que seguem a meta operacional do governo

De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, os números estão dentro da meta estabelecida pelo governo federal

19:05 | 16/12/2015
O Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins está entre os 15 equipamentos do país que operam com 87% de pontualidade. Os terminais aéreos foram acionados para a Operação Fim de Ano, que faz o setor funcionar em esquema de reforço. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, os aeroportos representam 80% do fluxo nacional de viajantes.

A meta operacional definida pela Secretaria estabelece que as companhias aéreas devem trabalhar para manter o índice de atrasos abaixo dos 15%, bem como os órgãos responsáveis pelo tráfego aéreo no Brasil. O primeiro resultado, que cobre os seis primeiros dias de operação, apontam que o índice médio de atrasos ficou em 13,3%, dentro da meta do governo.
 
[SAIBAMAIS2]De acordo com o diretor de gestão aeroportuária da Secretaria de Aviação, Paulo Henrique Possas, a operação ocorre durante o mês de dezembro por ser o período de maior movimentação do ano.
 
"Estão previstos cerca de 157,6 mil pousos e decolagens, e o trabalho integrado entre órgãos públicos e iniciativa privada é o que sustenta a atual avaliação dos passageiros", afirmou Paulo Henrique por e-mail.
 
O diretor de gestão aeroportuária lembrou ainda que, segundo a Pesquisa Permanente de Satisfação, 84% dos passageiros considera os aeroportos bons ou muito bons.

O período aporta 13.043 partidas. Dentre essas viagens, 87% saíram com menos de 30 minutos de atraso, número considerado dentro do padrão internacional de pontualidade de voo. Apesar disso, o primeiro dia de operação registrou atraso de mais de 30 minutos em 15,79% das partidas.

Ainda segundo dados da Secretaria de Aviação, o Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, foi o mais pontual dentre os equipamentos, com apenas 1,74% de atrasos. O índice médio ficou em 10,45%. Já o aeroporto do Galeão registrou 28,57%, devido a obras na pista, que estão em fase de conclusão.
 
Operação Fim de Ano
 
Alinhado com as iniciativas privadas, o procedimento é definido a partir de meta estabelecida pelo governo. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, são esperados mais de 20 milhões de passageiros nos 60 aeroportos administrados pela Infraero. Dentre esses, 16 milhões devem passar pelos aeroportos incluídos na Operação Fim de Ano.

Integram a operação os terminais aéreos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT). 
 
Redação O POVO Online 
TAGS