PUBLICIDADE
Notícias

Missa do Natal na Catedral Metropolitana de Fortaleza atrai centenas de fieis

22:23 | 24/12/2015
NULL
NULL
A Arquidiocese de Fortaleza realizou a Santa Missa, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, nesta quinta-feira, 24. A missa foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, José Antônio Aparecido Tosi Marques e atraiu centenas de fieis. Apesar de estar marcada para as 20 horas,  muitas famílias resolveram chegar mais cedo para conseguir bons lugares, outros trouxeram cadeiras e bancos para se acomodar. 

 Ailce Sampaio, 25, disse que não conseguiria chegar cedo, devido os preparativos da ceia, então, já trouxe os assentos e assegurou um espaço. "Para nós é um momento de grande celebração, pois é a vigília do nascimento de Jesus. É o significado maior das nossas vidas, pela nossa fé cristã. É importante estar aqui, todos reunidos em família, a espera da celebração do nascimento de Cristo", relatou.

Veja galeria de fotos da missa de Natal

A cristã comenta que a mudança de horário da missa, que acontecia meia-noite, para o horário das 8 horas, foi necessário. "Para nós era significativo o horário da meia-noite, pois era quando acontecia o dia que realmente Jesus nasceu. Mas em vista da realidade social de hoje, tem que ser mais cedo", lamentou.

 Expectativa
 
[FOTO3]A irmã Elizabeth Freitas, 49, trazia nos olhos a expectativa de quem aguardava uma celebração pela primeira vez, no entanto, com 28 anos de vida consagrada e 34 no convento, ela comenta que participa da missa do Natal desde criança. "Para mim a missa do Natal é o reconhecimento que nós temos do amor de Deus por nós. Foi ele que teve o desejo de se fazer pequeno, simples e humilde, para vim até nós. Isso para mim é uma grande prova do amor de Deus", comentou.

 A irmã ainda disse que a cada ano que participava da celebração, a missa foi criando um maior significado. "Hoje eu sou esposa de Cristo e levo no meu coração o amor por ele, então estou aqui para participar desse dia tão solene para nós, que é o natal", finalizou.

 O estudante de intercâmbio Bertrand Wadi, de 24 anos, é natural do Congo, mas vive no Brasil há quatro anos. Há pelo menos dois anos ele frequenta a comunidade católica Shalom e comenta que foi até a igreja com os amigos.

“É a minha primeira missa de Natal em Fortaleza. Espero viver o verdadeiro sentido do Natal com a igreja e celebrar a vinda de Cristo. Costumava participar desse tipo de missa no meu país e fazia muito tempo que não participava, então é muito importante", relatou.

 Arcebispo
 Antes de começar a presidir a Santa Missa, o arcebispo de Fortaleza falou ao O POVO sobre o sentido do Natal, explicando que não se trata apenas uma lembrança histórica do nascimento de Jesus. Conforme Dom José, Cristo está vivo, no meio de nós.  "Ele veio há dois mil anos para estar com a comunidade e para nos levar, com humanidade, a uma comunhão de vida com Deus e entre nós", relatou.

 Conforme o arcebispo não é um dia para lembrar-se de Jesus, mas para estar com ele. "Ele está no meio de nós, nos propondo que, como ele veio ao nosso encontro, nós também aprendemos a ir ao encontro das pessoas, uns dos outros, a dar valor a nossa vida, valorizarmos a vida de todas as pessoas humanas, pois todos são a imagem e semelhança de Deus, pois todos são a imagem e semelhança de Deus", comentou.

 Dom José diz que á história de Jesus não é uma fábula, mas uma verdade. E que Deus veio ao nosso encontro para que nós possamos realmente ter o sentido da nossa vida, na comunhão, na fraternidade, na solidariedade e no fazer o bem para com todas as pessoas.

 Missa


 [FOTO2]Durante a missa, o arcebispo de Fortaleza lembrou que o sentido do Natal é de humildade e que Jesus nasceu em um lugar "pobre, fétido e coberto com palhas”, que se deve preservar o verdadeiro sentido desta data, não com luzes, comida ou música, mas plantando o amor de Deus no coração.

Dom José ainda falou sobre o pecado da maldade, da violência e da inimizade. Lembrou ainda que quando olharmos para qualquer pessoa, por mais desprezado, que seja, lembrar também que Jesus dizia: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fazeis", citou.
TAGS