PUBLICIDADE
Notícias

Homem-Aranha de Fortaleza defende mobilidade urbana em vídeos

07:55 | 11/12/2015
http://www.opovo.com.br/app/galeria/2015/12/11/interna_galeria_fotos,2324/veja-imagens-do-homem-aranha-de-fortaleza.shtml
http://www.opovo.com.br/app/galeria/2015/12/11/interna_galeria_fotos,2324/veja-imagens-do-homem-aranha-de-fortaleza.shtml

Os vídeos são as principais armas do "Homem-Aranha de Fortaleza", como ele mesmo se denomina, para combater problemas de infraestrutura em Fortaleza. O "Peter Parker fortalezense" é João Batista Santos Sousa, vendedor ambulante nas ruas do Centro. Há cerca de um ano ele denuncia desníveis e fissuras, mas foi em tempos de Whatsapp e Facebook que alçou a fama conquistada nas ruas do Centro em toda a cidade.

De acordo com João Batista, a inspiração surgiu quando a avó dele morreu após peregrinar na rede hospitalar pública fortalezense. Com esse despertar cidadão, ele passou a denunciar, em vídeos, os problemas que encontra na Cidade, sobretudo, no Centro. Hoje, ele virou uma referência nas ruas dos bairros. Por onde passa, recebe uma "sugestão de pauta". "Mas ele sozinho não tem como. População tem que se unir", comenta o ambulante Francisco Edson, após sugerir ao Homem-Aranha que denunciasse as pedras soltas do calçamento da Praça do Ferreira.

A fantasia foi a forma encontrada por ele para chamar mais a atenção, deixando mais atraentes as denúncias sobre assuntos sérios. João Batista cobra e critica o prefeito Roberto Cláudio e a Secretaria da Regional do Centro (Sercefor). "Gostam de cobrar dos ambulantes, mas não fiscalizam o resto do Centro", afirma.

Nesta quinta-feira, 10, foi a vez de denunciar os bancos quebrados na Praça do Ferreira. São cinco os bancos quebrados. Segundo os aposentados e frequentadores da praça, França Filho e Perpétua Cavalcante, os danos foram feitos na abertura do "Natal de Luz", ocorrida em 27 de novembro passado.

Mas são os buracos os principais motes dos vídeos. Também na quinta, ele resolveu denunciar, "pela quarta vez", um buraco na rua Pedro Borges. "Uma idosa já caiu nesse buraco na semana passada", conta a vendedora ambulante, Maria Márcia. Segundo ela, foram os lojistas de um estabelecimento localizado à frente do buraco que o taparam com uma pedra, pedaços de madeira e de concreto. O local acumula lixo, que proporciona, inclusive, focos de mosquito da dengue, denuncia Maria Márcia.

João Batista conta que os vídeos surtem efeito. Ele diz que foi a sua denúncia que levou a Coelce a reparar, há três semanas, um poste de estrutura comprometida, na rua São Paulo, em três dias.

Em vez da picada de uma aranha radioativa, como o herói dos quadrinhos e do cinema, João ganhou seus superpoderes com o  "dom" de repórter, o que ele credita a Deus. A minha fama já chegou, inclusive, a ouvidos de políticos." Segundo João Batista, um partido chegou a convidá-lo para que se candidatasse a vereador nas eleições de 2016.

 

[VIDEO1] 

TAGS