PUBLICIDADE
Notícias

Governo lança pacote de medidas de enfrentamento ao Aedes aegypti

Reforço é justificado pelo Estado pelo aumento no número de casos de microcefalia associados ao zika vírus

11:26 | 21/12/2015

No intuito de dizimar o Aedes aegypti do Ceará, o governador Camilo Santana (PT) lançou, na manhã desta segunda-feira, no Centro de Eventos (CEC), o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika %u2015 doenças transmitidas pelo mosquito vetor. O comitê terá a participação de pelo menos 16 órgãos da esfera pública e deve agir tanto no combate ostensivo, com visitas casa a casa, como nas ações de vigilância, prevenção à saúde e controle das patologias.

[SAIBAMAIS3]Conforme o anúncio, serão quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde para intensificar as vistorias em todo o Estado. Além disso, o Exército Brasileiro deve agir de forma pactuada, na instalação de telas de proteção em caixas d’água.

Para dar suporte às ações, serão utilizadas três toneladas de larvicida na eliminação do Aedes aegypti. O material já foi distribuído para os 184 municípios cearenses. Brigadas também serão instauradas nos prédios públicos a fim de promover a inspeção e eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito.

Foco do mosquito
Boa parte dos focos do Aedes aegypt está em ambientes residenciais, como jardins e quintais. Portanto, é preciso reforçar a atenção sobre lugares que contém água parada, a exemplo de copos descartáveis, baldes, bacias, camburões e outros recipientes semelhantes.

Saiba mais
- A formação do comitê foi justificada pelo Governo do Estado pela confirmação da relação entre a zika e os casos de microcefalia no Nordeste.

- Na última sexta-feira, 18, O POVO Online divulgou que o número de casos de microcefalia associados à zika no Ceará aumentou 60% em uma semana.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online, com informações do repórter Adriano Queiroz
TAGS