PUBLICIDADE
Notícias

Governador e prefeito participam de mutirão contra o Aedes aegypti

Camilo Santana e Roberto Cláudio visitaram casas no bairro José Walter. A ações são parte do plano de combate ao mosquito, anunciado na última segunda-feira, 21

11:07 | 28/12/2015
NULL
NULL
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio participaram na manhã desta segunda-feira, 28, de mutirão contra o mosquito da dengue no bairro José Walter, em Fortaleza. A comitiva deve seguir ainda para o bairro Meireles. A ação integra o Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado na última segunda-feira, 21, e conta com o apoio do Exército.

Conforme anunciou o governador Camilo Santana no lançamento do Plano, além do efetivo militar, quatro mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde em todo o estado intensificarão as ações de visita casa a casa para o combate ao Aedes aegypti. Três toneladas de larvicida, já distribuídas aos 184 municípios, serão utilizadas na eliminação dos focos de infestação domésticos.

O Governo do Estado garantiu 250 pulverizadores portáteis para aspersão de inseticida e 33 carros fumacê no combate ao mosquito. Estão disponíveis 1.366 litros de inseticida e 25 mil litros de óleo de soja (solvente), suficientes para pulverizar 17 mil quarteirões.

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus Zika. A única maneira de evitar essas doenças é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros, lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito. A ação preventiva tornou-se mais urgente depois que a Zika teve relação confirmada pelo Ministério da Saúde com a microcefalia, malformação cerebral que influencia o desenvolvimento dos bebês.
TAGS