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Procon Fortaleza fará plantão durante a black friday

Intenção é impedir que as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) sejam descumpridas

16:41 | 25/11/2015

Assim como as lojas, o Procon Fortaleza terá uma programação especial para a próxima sexta-feira, 27, quando o comércio realizada a black friday. Fiscais estarão de plantão para receber e apurar denúncias de descumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os agentes do Procon farão comparativos entre preços praticados e os descontos ofertados. Em caso de falsos anúncios, a população também poderá denunciar pelo site do Procon, no campo "Atendimento Virtual", pelo aplicativo Procon Fortaleza e pela central de atendimentos, pelo número 151.

A intenção do órgão é atender possíveis falhas durante a compra, como: dificuldades de pagamento, queda de sistema ou preço não compatível com a forma de liquidação anunciada. Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, os fiscais estão monitorando os preços atuais do produtos em sites que prometem participar da black friday para realizar comparativos durante a sexta-feira.

Cuidados

O Procon orienta que os clientes também façam um comparativo e registrem os preços antes e durante a black friday. Recomenda ainda que os consumidores somente efetuem compras em sites confiáveis, com descrição detalhada do produto e com política de privacidade. Os fiscais lembram ainda que todo site deve exibir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa ou o Cadastro de Pessoa Física do responsável.

Saiba mais
- Produto comprado em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor;
- A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas;
- Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet etc), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da data de recebimento,sem qualquer justificativa;
- O CDC estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema;
- Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais;
- No ato da entrega do produto, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando, assim, o não recebimento, e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

 

Redação O POVO Online

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