PUBLICIDADE
Notícias

No Dia Nacional do Doador Voluntário, maiores doadores são homenageados

A expectativa do coordenadores é de que sejam realizadas 3000 doações em todo o estado e pelo menos 1.800 em Fortaleza até o próximo domingo, 29, quando termina a Semana do Doador

15:27 | 25/11/2015
NULL
NULL

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi marcado por homenagens na manhã desta quarta-feira, 25, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Os maiores doares e aqueles mais jovens foram lembrados nas comemorações. A ação faz parte da Semana do Doador, que conta ainda com shows de mágica e humor.

O premiados foram aquelas pessoas que fizeram mais de 25 doações de sangue desde 1994. Segundo o Hemoce, a intenção é  incentivar a população sobre a importância da doação de sangue.

A estudante Beatriz da Silva Gomes, de 16 anos, aproveitou a data e, incentivada por uma gincana da escola, na Maraponga (Regional 4), resolveu doar. “Não me custa nada e é um ato que pode salvar vidas”, diz. Foi a primeira vez que a estudante fez a doação de sangue, mas ela prometeu que repetirá o gesto pelo menos uma vez por ano.

[SAIBAMAIS 2]Este ano, a campanha do Hemoce traz como tema “Doar sem olhar a quem - Um ato de amor” com o objetivo de reforçar junto à população que não é preciso conhecer ou ser próximo de alguém para ajudar e fazer o bem.

A expectativa do coordenadores é de que sejam realizadas 3000 doações em todo o estado e pelo menos 1.800 em Fortaleza até o próximo domingo, 29, quando termina a Semana do Doador. Além do hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo), há uma programação especial também nos hemocentros regionais do Estado (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte).

Doações
Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas no Hemoce, no Posto de Coleta no IJF (Rua: Barão do Rio Branco 1816, Centro) e na Semana do Doador, entre os dias 23 e 26 de novembro, haverá coleta também na Praça do Ferreira das 8 às 16h. Nos dia 27 e 28, o Hemoce recebe doações de sangue no North Shopping Jóquei e North Shopping Fortaleza, respectivamente das 15 às 20h.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. ATENÇÃO: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).


Serviço

Acesse a Programação da Semana do Doador.

Redação O POVO Online
TAGS