PUBLICIDADE
Notícias

Detentos protestam contra superlotação no 2º DP

Segundo diretora do Sinpoci, local tem capacidade para 10 presos, mas abriga mais de 50 detentos. SSPDS nega rebelião e diz que houve insatisfação de alguns detentos

10:53 | 26/10/2015

Uma rebelião de presos aconteceu na tarde do último sábado, 24, em uma das celas do 2º Distrito Policial, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza. Detentos tentaram arrombar as grades da cadeia e chegaram a agredir outro preso, que teve de ser socorrido por outros prisioneiros. Os inspetores que estavam de plantão foram acionados e conseguiram controlar o motim.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol Ceará), Ana Paula Cavalcante, a motivação da rebelião é a superlotação das dependências da delegacia. Segundo ela, o local tem capacidade para dez presos, porém mais de 50 pessoas estão detidas na delegacia. "É uma situação insustentável. Mais de 50 presos ocupando o local onde só cabem 10 pessoas. Os detentos se revoltaram e disseram que não deixaria mais ninguém entrar lá", disse.

Ainda segundo a sindicalista, a localização do prédio é um outro fator que põe em risco a segurança dos moradores. "A delegacia fica no coração da Aldeota, cercado de residências. Os presos, na verdade, não fogem porque não querem, pois são 50 homens custodeados por apenas dois inspetores. Ao lado da delegacia, tem um prédio residencial, com crianças, idosos, dentre outros e eles ficam em risco. Ali é uma bomba relógio, que pode explodir a qualquer momento", disse.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que não houve rebelião no 2º DP e sim uma insatisfação de alguns detentos com a superlotação nas celas. O órgão também disse que que está prevista para esta segunda-feira, 26, a transferência de 27 presos do 2º Distrito Policial. Com isso, segundo a SSPDS, o número de detentos na unidade irá reduzir para 28.


Redação O POVO Online 

TAGS