PUBLICIDADE
Notícias

Secretaria da Cultura assina contrato para dar início às obras do Dragão do Mar

O secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, e o engenheiro Ruperto Porto assinaram o documento durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 10

12:35 | 10/12/2012
NULL
NULL

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará assinou, nesta segunda-feira 10, um contrato para dar início às obras do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). O secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, e o engenheiro Ruperto Porto, proprietário da empresa Construtora Porto LTDA, vencedora da licitação, assinaram o documento durante coletiva à imprensa, no hall do Museu de Arte Contemporânea do Ceará. O local passará por uma reforma em janeiro de 2013.

Segundo o Secretário, a obra, no valor de R$ 9.207.741,77, faz parte do projeto "Virada Cultural", anunciado governador Cid Gomes. Pinheiro acredita que será o início da revitalização, ampliação e adaptação dos equipamentos culturais do Estado, que terão investimento de R$ 71.093.232,00 destinados à cultura.

A primeira etapa contempla a reestruturação dos dois cinemas e do teatro. Em seguida, as intervenções passarão para o anfiteatro e, finalmente, chegarão até a ligação entre a Biblioteca Governador Menezes Pimentel e o Dragão do Mar.

Durante o evento, o presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Paulo Linhares, apresentou o ciclo temático Ceará Sagrado que marca a programação de dezembro do CDMAC.

A segunda etapa ainda não está confirmada, mas o projeto já existe e a previsão de Paulo Linhares é de que, no início de 2014, a Praça Verde seja completamente reformada. No projeto, um palco fixo será construído. Nos fundos (com entrada pela Rua José Avelino) um prédio com três pisos contemplarão camarins, salas de ensaio e restaurantes no terraço.

Além da assinatura do contrato e do lançamento do ciclo temático, o terceiro do ano, o arquiteto Fausto Nilo apresentou os projetos das obras que serão realizadas.

Segundo ele, a biblioteca terá uma fachada nova, com uma praça e uma ampla fonte viradas para a Av. Presidente Castelo Branco. Entre a biblioteca e o centro, será construído um anfiteatro menor, “aproveitando uma área de declive que já existe”. “Temos uma demanda de espaços para pautas na cidade, esse será um espaço para eventos menores”. Outra novidade é a instalação de uma lanchonete entre os dois equipamentos (na área próxima aos fundos do Museu de Arte Contemporânea) titulada informalmente de “Terraço Literário”. 

Também participou do encontro o pesquisador Gilmar de Carvalho, que apresentou novo ciclo temático do CDMAC após os  temas “Dragão das Crianças” e “Nós que amávamos tanto a revolução” realizados em outubro e novembro, respectivamente. De 20 de dezembro a 19 de março de 2013, com o mote “Ceará Sagrado”, uma série de atrações de valorização da produção contemporânea nordestina estão programadas, misturando tradições e contemporaneidades. 

Redação O POVO Online

TAGS