PUBLICIDADE
Notícias

Paciente com infecção por bactéria morre em sala de ressuscitação do Frotinha

13:01 | 20/09/2012

Atualizada às 12h21min do dia 21.09

Morreu, no início da tarde desta quinta-feira, 20, o idoso internado na sala de ressuscitação do Frotinha da Parangaba, por falta de vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital. O paciente Edivar Gonçalves dos Reis, de 72 anos de idade, teve saúde agravada devido a infecção pela bactéria pseudomona aeruginosa.

Segundo boletim médico de Edson Buhamra, o infectologista do hospital, a bactéria é comum em ambientes hospitalares e não traz riscos para pacientes e funcionários. Ele disse ainda que é normal o paciente ter sido internado na sala de ressuscitação. "É um isolamento de contato apenas e não difere em nada dos outros internados que necessitam de um cuidado maior", afirma o infectologista, no boletim.

Já Ielano Vasconcelos, da direção do Frotinha, afirmou que foram realizados todos o procedimentos médicos necessários e que o paciente não morreu por conta da infecção. "Ele já era um paciente idoso e tinha outras patologias, como uma grave cardiopatia", diz o médico.

Por não dispor de UTI, Ielano Vasconcelos reiterou que a internação na sala de ressucitação do Frotinha é comum. "Não é um procedimento anormal. Como não temos UTI, este local foi equipado por equipamentos que podemos utilzar em situação emergencial", explica. Servidores do hospital é que denunciaram a internação "indevida".

Para Ednardo Araújo,  diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), que recebeu a denúncia dos servidores do Frotinha, o paciente era para ter sido transferido imediatamente para um hospital com melhor estrutura.

"O Frotinha não tem estrutura física adequada apara o caso. Acreditamos que a sala onde ele ficou foi de improviso. Ele deveria ter ido a um lugar com um melhor suporte. Os familiares afirmaram que eles mesmos que estavam medicando o paciente e que os servidores não estavam acostumados com o procedimento desse tipo de doença", denunciou.

Em contato com O POVO Online, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza mandou uma nota de esclarecimento sobre a morte do idoso no Frotinha da Parangaba. Segue a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza comunica que foram realizados todos os procedimentos médicos necessários para evitar a morte do paciente Edivar Gonçalves dos Reis, de 72 anos de idade, internado no Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha de Parangaba). O paciente faleceu ao meio-dia desta quinta-feira (20/09), após cerca de dois meses de internamento
naquele hospital.

Edivar Gonçalves dos Reis já tinha histórico de diabetes, obesidade e problemas coronarianos e teve o estado de saúde agravado após uma parada cardíaca, na última terça-feira (18/09), sendo levado para uma sala onde ficam os casos mais graves, enquanto aguardava um leito na UTU (Unidade de Tratamento de Urgência).

A respeito da suspeita de infecção por Pseudomonas aeruginosa, bactéria comum no ambiente hospitalar, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que todos os procedimentos utilizados seguiram os cuidados de precauções orientados pela CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A presença da bactéria não traz riscos para funcionários e/ou demais pacientes, tendo em vista que são adotadas as medidas de isolamento de contato. Portanto, todos os funcionários e pacientes internados naquela unidade devem ficar tranquilos. 

Redação O POVO Online

TAGS