PUBLICIDADE
Notícias

Hospital Albert Sabin pede doações de leite materno

12:39 | 25/06/2012

O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) está precisando, com urgência, de doações para manter o estoque regular. A quantidade armazenada só dá para mais dois dias. Diariamente, são necessários dois litros e meio de leite materno para alimentar 34 bebês prematuros que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da instituição. Atualmente, 20 doadoras cumprem fazem doações regularmente, mas segundo o hospital, o ideal seria que, pelo menos, 30 mães doassem com frequência.

A coordenadora do Banco de Leite, pediatra Erandy Freitas, disse que o setor está enfrentando dificuldades porque está disponibilizando, diariamente, 640 ml, ou seja, um quarto do que é destinado, por dia, a toda a instituição, para um único bebê. Isso ocorre porque o paciente José Cleandro da Silva, de apenas quatro meses, apresentou rejeição às fórmulas industrializadas introduzidas na dieta dele.

De acordo com o Hias, o bebê se submeteu, no dia 19 de junho, a uma cirurgia cardíaca no Hospital de Messejana para corrigir um problema congênito. Desde a última sexta-feira, 22, está sob os cuidados dos profissionais de saúde do Hospital. A coordenadora do serviço de Cardiologia do Hias e pediatra, Ângela Férrer Carvalho, disse que o bebê teve diarréia logo na primeira alimentação com a fórmula especial neocate. Ainda se tentou outro tipo de nutrição, mas a criança continuou mostrando intolerância. A saída foi alimentá-lo, exclusivamente, com leite materno.

Atualmente, o bebê está com quatro quilos e 300 gramas, enquanto uma criança na mesma faixa etária pesa, em média, seis quilos.

Para doar
A mãe que está amamentando e tem leite excedente pode ligar para o telefone 0800.280.4169 (ligação gratuita) e receber orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento em casa. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta é feita gratuitamente em domicílio.

Além de realizar a coleta, o processamento, o fracionamento e a distribuição do leite humano doado, o Banco de Leite do Hias ainda promove e incentiva o aleitamento materno. A equipe é formada por médica, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, bioquímica, auxiliares de laboratório, auxiliares de enfermagem e motorista.

Com o leite, o bebê fica protegido contra infecções, diarréias e alergias, aumentando as chances de recuperação.

Redação O POVO Online

TAGS