PUBLICIDADE
Notícias

Gripe: 115 municípios cearenses atingiram meta de imunizar população

18:46 | 01/06/2012
115 municípios do Ceará atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo contra a gripe na Campanha Nacional de Vacinação, iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o País no último dia 5 de maio e encerrada, após prorrogação do término do dia 25 de maio, nesta sexta-feira, 1º. Este foi o balanço até 16h de hoje, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização.

Até este último balanço, o Estado havia alcançado o percentual de 72,27% de cobertura vacinal, com 953.738 pessoas imunizadas contra três vírus da gripe, incluindo H1N1. Aos municípios que não alcançaram a meta de vacinação, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recomenda que mantenham a rotina de imunização contra a gripe até o dia 16 deste mês.

Reduzir a mortalidade provocada pela doença é objetivo da campanha. Estudos mostram que a vacinação contra influenza pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global.

Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%. A população-alvo da campanha, além de gestantes e idosos, inclui crianças de seis meses a dois anos, povos indígenas e trabalhadores de saúde.
Redação O POVO Online

TAGS