PUBLICIDADE
Notícias

Cotas raciais nas universidades cearenses é tema do dia no O POVO

08:51 | 02/05/2012

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o debate sobre cotas raciais agora volta aos estados, onde as universidades públicas vão definir se adotam o sistema e como será a sistemática de cotas nessas instituições. A implantação de cotas nas instituições de ensino superior universidades cearenses é o tema do dia Grupo de Comunicação O POVO.

Na última quinta-feira, 26, as cotas raciais em universidades brasileiras foram consideradas constitucionais, em decisão unânime do STF. A decisão, que surpreendeu até mesmo integrantes do movimento negro, os dez ministros se manifestaram favoravelmente à política de reserva de vagas.

Hoje, 2, o STF vai discutir uma ação contra o ProUni (Universidade para Todos). O programa do governo federal concede bolsas de estudos em universidades privadas a alunos que tenham cursado o ensino médio completo em escolas públicas ou como bolsistas de escolas particulares. Há cotas para negros, indígenas e portadores de necessidades especiais.

A ação foi ajuizada pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) em 2004, e começou a ser julgada em abril de 2008. O relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela constitucionalidade do programa na época.

Vídeo

O Diretor de Audiência do Grupo de Comunicação O POVO, Felipe Araújo, comenta como será o planejamento da cobertura.

[VIDEO1] 

 

Ouça a participação da professora Zelma Madeira no Grande Jornal da Rádio O POVO/CBN 

[VIDEO2] 


Redação O POVO Online

TAGS