PUBLICIDADE
Notícias

Ceará proibe entrada de gado de RN e PB por tempo indeterminado

O trânsito dos animais só voltará ao normal quando os estados alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa

14:04 | 17/05/2012

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) anunciou restrição à circulação de ovinos, caprinos, suínos e bovinos oriundos do Rio Grande do Norte e da Paraíba. O trânsito dos animais só voltará ao normal quando os estados alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa.

Desde a última terça-feira,15, estão proibidos de cruzar a fronteira com o Ceará tanto o gado quanto os produtos obtidos dele, tais como carne, leite e queijo.

As barreiras foram fechadas porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram às normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, conforme noticiado por O POVO no último mês de março.

Caso os produtos e animais sejam identificados em território cearense, os animais serão sacrificados e os produtos incinerados. Segundo a Adagri, a única maneira desses animais circularem no Estado, é se eles estiverem em quarentena observada pelo MAPA.

Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas atingiram as metas e seguem agora para o processo de sorologia (análise do sangue). As ações já começaram em 241 propriedades que foram sorteadas e estão sendo identificadas.

Os fiscais e agentes estão orientando os proprietários e, a partir da 3º semana do mês de junho, o sangue dos animais será coletado. As análises serão enviadas aos laboratórios credenciadas pelo MAPA.

Além do Ceará, o estado de Pernambuco adotou medidas semelhantes de restrição.

Redação O POVO Online

TAGS