Conheça iniciativas para o protagonismo juvenil na escola pública
Ações visam empoderar estudantes como protagonistas de seu próprio processo educacional e formar cidadãos mais engajados socialmenteO Governo do Ceará estimula o protagonismo juvenil por meio de uma série de projetos desenvolvidos nas escolas públicas. Atribuído a uma melhoria no desempenho do estudante nas esferas de vida pessoal e profissional, além de contribuir para a sociabilidade, o protagonismo estimula uma participação proativa que vai muito além do simples cumprimento de obrigações escolares.
Habilidades como liderança, comunicação e organização são ganhos, além de tornar o processo educacional mais dinâmico e fundamentado no diálogo e na colaboração. A abordagem também forma cidadãos mais conscientes da vida em sociedade e estimula a responsabilidade e intervenções diretas na resolução de problemas em suas comunidades.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Um exemplo prático de protagonismo juvenil foi o projeto de educação política promovido na Escola EEFM Integrada 2 de Maio, no Passaré. A iniciativa foi realizada no contexto da eleição para o grêmio estudantil, organizada por uma professora de História em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
A eleição foi conduzida por urnas eletrônicas, trazendo um aspecto de realismo. De forma complementar, foi realizado um trabalho de conscientização política para que os estudantes pudessem entender o impacto de suas escolhas na gestão da escola. Uma analogia com a sociedade real, mostrando como o voto não é tão somente um ato simbólico, mas uma ação com consequências concretas.
Programas, projetos e ações
As ações nas escolas públicas cearenses são promovidas, gerenciadas e operacionalizadas pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes), estrutura da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (Sexec).
Por sua vez, estão vinculadas a duas células: a Célula de projetos educacionais, articulação e mobilização estudantil (Cepea) e a Célula de projetos culturais, esportivos e de olimpíadas estudantis (Cecoe). Confira, a seguir, algumas das ações de estímulo ao protagonismo do jovem na educação:
Iniciativas vinculadas à Cepea
- Grêmio Estudantil: representação estudantil que promove atividades culturais, esportivas e sociais na escola;
- Grupos Cooperativos de Apoio à Escola (Gcape): lideranças estudantis que elaboram e executam projetos escolares com foco em cooperação e protagonismo;
- Círculos de Leitura: discussão de obras literárias para desenvolver leitura e escrita, em parceria com o IFBE;
- Jovens Embaixadores: Intercâmbio nos EUA para estudantes com liderança, bom desempenho e atitude positiva;
- Jovem Senador: Vivência legislativa em Brasília, estimulando reflexões sobre cidadania e democracia;
- Parlamento Jovem Brasileiro: Simulação do papel de deputado federal com debates sobre política e cidadania;
- Eleitor do Futuro: Educação política para jovens, destacando a importância do voto consciente.
Iniciativas vinculadas à Cecoe
- Aluno monitor da busca ativa escolar: estudantes ajudam a reduzir a evasão e fortalecem a permanência escolar;
- Festival alunos que inspiram: incentiva talentos artísticos e culturais dos estudantes;
- Mostra cultural: apresentações artísticas transmitidas ao vivo no YouTube;
- Olimpíadas estudantis: competição nacional que desenvolve o intelecto de estudantes;
- Jogos escolares do Ceará: intercâmbio esportivo e revelação de talentos nas escolas;
- CNH estudantil: formação e habilitação gratuita para jovens condutores.