educacaoempauta

Protagonismo juvenil: educação como ferramenta de transformação social

Pilar para uma sociedade mais justa e igualitária, a educação pautada no protagonismo de jovens vem transformando realidades no Ceará

A educação é cada vez mais reconhecida como motor de transformação social, e nesse cenário o protagonismo juvenil desponta como um dos pilares centrais para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. No Ceará, onde a educação pública é referência nacional, iniciativas que colocam os estudantes no centro do processo educativo vêm mostrando resultados positivos.

Mas o que é protagonismo juvenil? “Tem a ver principalmente com o aluno tomar a frente. Não é só ser um receptáculo de informação. O professor não é mais o centro de tudo, das informações, então os jovens têm se mostrado ativos, têm se colocado nessa posição de produção, de criatividade, de inovação, e isso é muito importante dentro do fazer da sala de aula”, explica a professora Marion Lucena Cavalcante.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O protagonismo juvenil vai além da simples participação, que se limita ao cumprimento de obrigações pelo aluno. Ele envolve proatividade e o desenvolvimento de habilidades como liderança, comunicação e organização. Além disso, promove uma educação mais dinâmica, fundamentada no diálogo e na colaboração.

No Ceará, um exemplo de protagonismo juvenil são as ações promovidas pelo Ceará Científico, evento estadual de ciências que reúne alunos e professores orientadores para desenvolver projetos em diversas áreas, como linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e robótica. Oportunidade de apresentar esses trabalhos, inclusive, no exterior.

“O que seria isso se não fosse o protagonismo? Se não fossem os alunos interessados em fazer algo, fazer parte de algo e se engajar realmente? Não é só sentar na cadeira e fazer uma atividade porque vale 10 pontos. Nessa perspectiva do protagonismo, é entender que minha comunidade tem problemas e que eu enquanto aluno sou capaz de resolver essas problemáticas”, provoca a professora Marion.

Protagonismo com respeito

O protagonismo juvenil vem sendo desenvolvido na Escola EEFM Integrada 2 de Maio, no Passaré, onde ações vêm transformando a realidade de toda a comunidade escolar. A iniciativa surgiu após um episódio de assédio ocorrido durante um evento, quando alunas, alvo de comentários pejorativos, decidiram reagir.

Com a orientação de professores, criaram o “Respeito a Elas”, projeto liderado por Ana Júlia Monteiro, estudante do segundo ano, e por suas colegas. O projeto promove um grupo de apoio chamado "Cápsula Roxa", que realiza rodas de conversa mensais mediadas por uma professora de sociologia, também psicóloga. As sessões oferecem um espaço para compartilhamento de vivências, apoio emocional e debate sobre formas de prevenir e combater a violência de gênero.

“A nossa professora vai ajudando sobre como agir nessas situações em que a gente não tem como evitar, porque a gente é vítima, mas a gente vai criando esse auxílio”, relata a estudante.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
educacaoempauta
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

educação ceará protagonismo juvenil escola

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar