Nada substitui a água no corpo humano

Alguns outros líquidos têm seus benefícios, mas nenhum dá conta da demanda do organismo que só a água pode suprir

00:00 | Fev. 12, 2019

Água é o principal líquido para a hidratação do corpo(foto: Getty Images)>

Quando se fala em hidratação do organismo, há quem pense que a ingestão de qualquer líquido vale. E é preciso estar atento a esta armadilha. Para o corpo humano, a água é insubstituível. Outros líquidos podem até parecer matar a sede, mas essa troca não supre a demanda.

Isso porque, como ressalta a nutricionista Joana Dayse Portela, a água tem como função básica agir como solvente para efetivação de processos fundamentais da manutenção do metabolismo corporal, como as trocas entre os meios extra e intracelular. “A água permite a passagem de diversas moléculas e eletrólitos (minerais como sódio, cálcio, magnésio e potássio), e isso possibilita que os processos metabólicos ocorram normalmente, como, por exemplo, a produção de energia”.

Os nutrientes ingeridos através da alimentação só são absorvidos pelo corpo graças à água, que leva e distribui pelo corpo. E ainda “faz a limpeza”. “A água é o meio de transporte utilizado pelo corpo humano para movimentar diversas moléculas. Tanto o sangue quanto a linfa têm como maior constituinte a água”.

O médico Marcos Untura Filho, especialista em Hidrologia, destaca que, nesse processo de reposição hídrica, “a concentração de sais minerais contidos na água mineral confere propriedades específicas no organismo humano”.

A nutricionista Joana Dayse aponta que sucos e chás não substituem a água que deve ser consumida na quantidade adequada. Mas, a ingestão deles é importante “pensando nos nutrientes e outras substâncias benéficas ao organismo que estão presentes nesses líquidos, como os polifenóis”, que têm propriedades antioxidantes. Ela alerta que, por outro lado, o consumo de bebidas industrializadas não é indicado, pois podem “conter calorias de baixa qualidade nutricional e ingredientes maléficos à saúde”.

SERVIÇO

Leia mais sobre água mineral >

> Diariamente, o público se depara com a cena de vendedores de água nos sinais da nossa cidade. No Ceará, existem mais de 200 marcas de água disponíveis para consumo, entre potáveis de mesa, adicionada de sais e minerais. Mas será tudo igual?

> Saber a diferença entre as águas disponíveis no mercado é o primeiro passo para ter consciência dos benefícios que terá para a saúde

> A água é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A mineral tem como vantagens o alto potencial para a nutrição do organismo e os efeitos terapêuticos.

> Ceará está entre os oito estados do Brasil com maior produção de água mineral natural. São 19 empresas regularizadas junto à vigilância sanitária.

> Reposição hídrica é fator-chave para que o corpo responda adequadamente aos estímulos da atividade física e tenha a recuperação garantida.

> A água mineral natural que chega ao consumidor deve ter rigorosamente o mesmo perfil encontrado na fonte.

> Água faz bem ao corpo. A água mineral natural tem propriedades medicamentosas.

> Papel do Poder Público é de regrar os tipos de água e fiscalizar o cumprimento dos padrões. Fiscalização dá mais segurança ao consumidor.