Polo Automotivo: foco é avançar na atração de indústrias de peças em 2026
Com dois modelos da GM garantidos na Planta Automotiva do Ceará (Pace), Estado quer ampliar leque de fornecedores e espera anunciar novos parceiros no início de 2026, diz Danilo Serpa
09:00 | Dez. 28, 2025
Com dois modelos de automóveis da GM (Chevrolet) garantidos no polo veicular de Horizonte, o Governo do Estado agora trabalha para finalizar acordos com indústrias fornecedoras de peças para a Planta Automotiva do Ceará (Pace).
O presidente da Agência de Desenvolvimento estadual (Adece), Danilo Serpa, detalha a estratégia, que envolve aproveitar o poder do nome da marca GM.
"A partir do momento em que temos a GM, quarta maior fabricante do mundo e a maior dos Estados Unidos, no estado do Ceará, porque acreditaram no nosso polo automotivo, isso faz com que todas as outras empresas que a gente vem negociando acelerem o processo de investimento", aponta.
Neste sentido, a atração de empresas "sistemistas", que são fábricas de autopeças para o cenário local, passa a ser o grande foco, para aumentar ainda mais a quantidade de empregos gerados no polo para além da montagem dos veículos na Pace.
Atualmente, as peças vêm de fora do Estado, sendo 35% das pertencentes ao Chevrolet Spark de origem nacional. Mais o Chevrolet Captiva, que inicia produção local no começo de 2026, a Comexport, empresa que fechou contrato com a GM para montar os carros no Estado, confirmou ao O POVO que movimenta cerca de 300 contêineres por mês no Porto do Pecém.
Danilo destaca que essa atração é "prioridade zero" na agenda do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O movimento também envolve viagens à China para negociar com outras fabricantes para trazer modelos híbridos e elétricos à Pace.
A divulgação da Planta, destaca, tem rendido bons contatos. Na ocasião da inauguração da fábrica, em 4 de dezembro, uma comitiva de 21 empresários "sistemistas" do setor auto estiveram em Horizonte.
Leia mais
"Estamos divulgando nossa Planta Automotiva justamente para atrair. E o bom é que esses investimentos (de fabricantes de autopeças) vêm a reboque. Estamos com a orientação do governador para atrair essas fábricas para produção das peças dos nossos carros", pontua.
Ainda segundo Danilo, além dos 21 fabricantes de peças, outros mais mantém negociações com o Governo do Estado para instalação de projetos no Ceará. Ele espera que "em breve" novos acordos possam ser confirmados e isso também inclui a perspectiva de novas montadoras.
Neste processo de atração, Danilo aponta como fator preponderante a atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) na liberação de incentivos fiscais.
"É um papel fantástico por incentivar no Imposto de Renda as indústrias a gerar empregos no Nordeste, o que é altamente necessário e fundamental para termos competitividade", aponta.
Vale lembrar que o investimento inicial da Pace, de R$ 400 milhões, foi incrementado pela Comexport, responsável pelo projeto, em mais R$ 500 milhões voltado à pesquisa e desenvolvimento (P&D) até o fim da década.
Com capacidade de produção de 10 mil veículos, ocupa 130 mil metros quadrados (m²) que devem ser ampliados até mais de 600 mil m². De início, a Planta deve iniciar com produção de 8,8 mil veículos por ano do modelo Chevrolet Spark EUA e 15 mil do Chevrolet Captiva (previsto para iniciar em meados de 2026).
Para dar noção da ampliação, a Pace ocupa o que há até cinco anos era a fábrica da Troller, que tinha capacidade total de produção de quase 1 mil veículos. A operação da Pace/GM toma 3/4 dessa fábrica e terá capacidade anual de montagem de mais de 23 mil veículos por ano.