Miniterminal do Castelão terá ordem para obras na próxima semana, diz prefeito

O prefeito de Fortaleza realizou o anúncio durante a assinatura da ordem de serviço para o trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai do Aeroporto ao estádio

10:42 | Jul. 24, 2025

Por: Beatriz Cavalcante
TRECHO do VLT da estação Expedicionários até o Aeroporto tem previsão de testes em 2026 (foto: Thiago Gaspar/Casa Civi/Divulgação)

O miniterminal de ônibus próximo à Arena Castelão terá ordem de serviço assinada para início das obras na próxima semana, conforme adiantou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).

Promessa de campanha do gestor municipal, o equipamento se integrará ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai do Aeroporto Internacional Pinto Martins até o estádio, empreendimento este que teve a ordem de serviço assinada nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo Governo do Ceará.

Foi nesta ocasião do VLT que Evandro anunciou o passo inicial para esta obra de mobilidade urbana. O miniterminal já vinha sendo dialogado entre a Prefeitura e a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Além disso, terá entradas tanto para a Avenida Paulino Rocha quanto para a Avenida Alberto Craveiro.

À época da campanha, ele, que foi presidente do Ceará Sporting Club (2008–2015), já falava sobre “demanda histórica” dos torcedores, que dependem do transporte público. A promessa era de implementação logo no primeiro ano de mandato (2025).

“A ideia é que a Estação Castelão, que é a última estação final da linha Aeroporto-Castelão, esteja interligada com o miniterminal. Vão ficar muito próximos, inclusive com uma passagem através da passarela. Já está bem avançado o diálogo. A Prefeitura vai ficar com a responsabilidade de fazer o miniterminal, e nós vamos ficar com a responsabilidade de fazer essa integração”, detalhou Hélio Winston, titular da Seinfra-CE.

Conforme Evandro, o equipamento funcionaria com linhas de acesso aos sete principais terminais de integração de Fortaleza. O petista afirmou ainda que a circulação de veículos seria intensificada em dias de jogos do Ceará e do Fortaleza.

Após concluídas as obras do miniterminal de ônibus, a gestão do equipamento ficará a cargo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Conforme a Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), os projetos das estações/paradas dos ônibus, bem como as adequações viárias necessárias à implantação, já se encontram em estágio avançado de elaboração.

Outra conexão entre as obras dos gestores municipal e estadual será com o Bicicletar, que é o sistema de bicicletas públicas da Capital.

Vale lembrar que a estação do VLT do Castelão com o Aeroporto também será conectada à estação Expedicionários, permitindo a integração com bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

O trecho que parte da Expedicionários até o Aeroporto, de 2,4 km, está com 67% de execução, com obras atualmente em frente ao terminal internacional Pinto Martins, no sentido Montese. (Com informações da repórter Fabiana Melo)

Veja entrevista de Elmano de Freitas na rádio O POVO CBN

 

Mais notícias de Economia