Ordem para obras do VLT Arena Castelão será dada até o começo de agosto, diz Elmano

O investimento total será de R$ 180 milhões, para um trajeto de 5,1 quilômetros, com duração de 12 minutos entre os locais

13:01 | Jul. 15, 2025

Por: Beatriz Cavalcante
ESTAÇÃO do VLT entre Aeroporto e Castelão terá percurso de 12 minutos e passará por cinco bairros (foto: Samuel Setubal)

A ordem de serviço para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que irá do Aeroporto Internacional Pinto Martins até a Arena Castelão será dada entre o fim de julho e começo de agosto. O prazo estimado de intervenções é de 24 meses (dois anos), findando em 2027.

A informação é do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), que concedeu entrevista nesta terça-feira, 15 de julho, à rádio O POVO CBN.

O consórcio VLT Aerocastelão, formado pelas empresas Vipetro Construções e Montagens Industriais, Construtora Gaspar e MPE Engenharia e Serviços, foi o vencedor da licitação. A obra é esperada desde a Copa do Mundo de 2014 e agora servirá para a Copa do Mundo Feminina de 2027, sediada em Fortaleza.

Conforme a licitação, o investimento total e já garantido será de R$ 180 milhões, para um trajeto de 5,1 quilômetros, com duração de 12 minutos entre os locais. Para a realização, durante o pico da obra, estima-se cerca de 350 empregos diretos.

Em relação à mobilidade urbana, o projeto inclui a implantação de duas novas estações denominadas CEU e Castelão. Vale frisar que o projeto do ramal do VLT inclui um percurso que combina seções elevadas e ao nível do solo.

Na entrevista à O POVO CBN, Elmano destacou o modelo de licitação realizado, em que a empresa vencedora desenvolve e executa o projeto. "Acho isso bom porque a empresa não fica colocando culpa em quem fez o projeto."

Além disso, o chefe do Executivo estadual detalhou que fez a primeira reunião com o consórcio, solicitando que 20% do planejamento já comece a ser posto em prática, para ir fazendo os demais. "Imagino que já a partir de agosto teremos obra acontecendo no VLT", complementou.

Integração do VLT Aeroporto-Arena Castelão com o Bicicletar

Para o projeto já se prevê a integração com a mobilidade de Fortaleza, tanto com bicicletas quanto ônibus.

Trata-se do melhor desenho para incluir o Bicicletar e a promessa de campanha do prefeito da Cidade, Evandro Leitão (PT), de construir um miniterminal nos arredores do estádio.

Ao O POVO, Hélio Winston Leitão, secretário da Infraestrutura do Ceará, detalhou, em 14 de março, que a ideia é coordenar o andamento da obra com a construção do miniterminal da Prefeitura de Fortaleza. 

O gestor chegou a dizer que, ao se pensar o ramal, foi levado em conta o mínimo impacto em vias, visando, inclusive, melhorias nessa união de modais, para facilitar o transporte de pessoas. “A ciclofaixa que já tem não vai se perder, mas vai ser deslocada para atender ao projeto”, explicou. 

Questionado sobre prevenções a mudanças no custo da obra, Winston disse que este ramal do VLT é um projeto mais simples. Ele o compara, por exemplo, à Linha Leste do metrô de Fortaleza, que é toda subterrânea, o que dá um caráter maior de “muitas imprevisibilidades, como o tipo de solo que se vai encontrar."

“Às vezes, o projeto prevê um solo, mas no local encontra-se outro, o que pode gerar variações no custo e na execução da obra. No caso do Castelão, acredito que seja mais difícil haver essas variações, porque as interferências são mínimas. A obra não é subterrânea, não há desapropriações. Já previmos as interferências possíveis”, analisou.

O que ele citou de adaptações necessárias, é a necessidade de a Enel Ceará fazer o remanejamento de postes e fiação em algumas áreas. “Isso pode gerar algumas interferências no trânsito, com deslocamento de veículos ou até interrupções temporárias. Mas são interferências bem controladas.”

O POVO procurou as secretarias de Infraestrutura de Fortaleza e do Ceará para saber como andam as tratativas de integração dos projetos e a Seinfra-CE informou que a demanda está sob a tutela da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), na gestão municipal.

Em nota, a Seinf esclarece que as tratativas com a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e a Seinfra "continuam acontecendo com o objetivo de assegurar os acessos, fluxos e comunicações entre os modais" de transportes na região.

O comunicado destaque que os projetos das estações/paradas dos ônibus, bem como das adequações viárias necessárias à implantação já se encontram em estágio avançado de elaboração.

"Após concluídas as obras, a gestão do equipamento ficará a cargo da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor)."

Como será a obra do VLT Aeroporto-Castelão em Fortaleza

Anunciada em fevereiro, a nova linha do VLT percorrerá os bairros Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Castelão e Passaré, interligando as Avenidas Carlos Jereissati e Alberto Craveiro, em Fortaleza.

A estimativa do tempo de percurso entre o Aeroporto de Fortaleza e a Arena Castelão é de 12 minutos, com uma velocidade média do trem de 40 km/h, podendo chegar a 60 km/h.

Com o plano de expansão do Metrô de Fortaleza, está prevista a construção de um trecho com 5,1 quilômetros (km), incluindo mais de 3,2 km em elevado, além da construção de duas novas estações: Estação CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru) e Estação Castelão.

Quando em operação, com dois VLTs em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia.

A Estação Aeroporto também será conectada à Estação Expedicionários, permitindo a integração do Aeroporto e da Arena Castelão com os bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

“Turistas que virão para Fortaleza poderão se transportar para a região de maneira mais cômoda e segura. Isso irá fortalecer muito nosso equipamento esportivamente e culturalmente. Essa linha também será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027. Até o fim deste ano, vamos concluir a estação do Aeroporto e já teremos a obra do novo ramal para o Castelão em andamento”, destacou o governador Elmano de Freitas, à época do anúncio da nova linha do VLT.

Veja entrevista de Elmano de Freitas na rádio O POVO CBN

 

Mais notícias de Economia