Aeroporto de Fortaleza é o 1º no número de passageiros internacionais do N/NE
Na comparação anual, com maio de 2024, o crescimento do terminal aéreo da capital cearense foi de 11,8%
12:49 | Jun. 18, 2025
Com mais de 36,2 mil embarques e desembarques em maio, o Aeroporto de Fortaleza registrou a maior movimentação de passageiros internacionais entre as capitais do Norte e do Nordeste. Confira o ranking mais abaixo.
Na comparação anual, com igual período de 2024, o crescimento do terminal aéreo da capital cearense foi de 11,8%. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, reforça que esse desempenho alcançado mostra o protagonismo do Estado no turismo internacional, vindo ao encontro das ações e investimentos realizados pelo Governo do Ceará.
“Somente em 2025, o Ceará já conquistou três novos voos internacionais. Esse avanço é fruto dos novos voos, do trabalho de promoção do nosso destino em eventos nacionais e internacionais e do diálogo permanente com o trade turístico”, explica.
Confira o ranking da movimentação internacional do Norte e Nordeste em maio
- Fortaleza: 36.217 passageiros (+11,8%)
- Salvador: 34.208 passageiros (+32,5%)
- Recife: 33.836 passageiros (+56,2%)
- Manaus: 13.987 passageiros (+31,5%)
- Belém: 11.895 passageiros (-27,3%)
- Natal: 6.694 passageiros (+4,5%)
- Maceió: 2.863 passageiros (+28,6%)
- Porto Seguro: 1.264 passageiros (+26,5%)
- Aracaju: 78 passageiros (-62,5%)
Aeroporto de Fortaleza é o mais bem avaliado do Brasil em maio
Outra conquista do aeroporto de Fortaleza foi seu destaque como o terminal aéreo mais bem avaliado do Brasil pelos passageiros em maio, na categoria de 5 a 10 milhões de passageiros anuais.
O ranking é apresentado pela Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro conduzida pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).
Conforme o divulgado pelo site oficial do aeroporto, a nota alcançada foi de 4,51 de 5, superando as demais bases da mesma categoria: Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
Leia mais
“Estamos muito felizes com a conquista. Após muitos investimentos em melhorias de infraestrutura, operações e segurança, o reconhecimento das pessoas mostra que estamos no caminho certo”, afirma Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
Para a realização da pesquisa são analisadas: a satisfação geral, a experiência dos passageiros com a infraestrutura, atendimento e serviços e o desempenho de diferentes processos aeroportuários como, o check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.