Portabilidade de dívidas do Crédito do Trabalhador começa nesta sexta, 6

Com a atualização, qualquer empréstimo realizado pelo indivíduo poderá ser transferido a outra instituição financeira que ofereça melhores condições

10:43 | Jun. 05, 2025

Por: Maria Clara Moreira
A portabilidade do consignado privado será possível a qualquer trabalhador. Operação encerra dívida anterior e abre, automaticamente, novo empréstimo em bancos que tenham melhores condições (foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Trabalhadores formais que contrataram um empréstimo na nova modalidade de consignado privado, o Crédito do Trabalhador, podem, a partir desta sexta-feira, 6, migrar suas dívidas para outras instituições financeiras que ofereçam juros menores.

Com essa atualização, qualquer empréstimo realizado pelo indivíduo poderá ser transferido para outra instituição financeira que ofereça melhores condições.

A ação poderá ser feita por meio dos canais digitais dos bancos habilitados pelo programa. A portabilidade é gratuita e ao realizá-la o trabalhador estará automaticamente quitando sua antiga dívida e fazendo um novo empréstimo

Vale destacar que essas operações, as trocas de dívidas e a concessões de novos empréstimos, serão geridas pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) monitora diariamente as taxas de juros e o perfil dos tomadores de crédito.

Confira abaixo quem pode solicitar o Crédito do Trabalhador

  • Trabalhadores formais com carteira assinada
  • Microempreendedores Individuais (MEIs)
  • Trabalhadores domésticos e rurais

Governo cria linha de crédito consignado privado para CLTs e MEIs | O POVO News

Mais notícias de Economia