Startups criadas na UFC receberão R$ 1,7 milhão para investimentos
As equipes formam empresas de base tecnológica, que buscam por meio da inovação aplicar modelos de negócios eficientes, com entrega de serviço em larga escala e custos controlados
13:27 | Mai. 16, 2025
Startups criadas na Universidade Federal do Ceará (UFC) receberão R$ 1,7 milhão para investimentos. Os recursos serão utilizados para investimentos na área tecnológica, bem como à aceleração para o crescimento e desenvolvimento, e internacionalização das marcas.
O montante é proveniente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento (Funcap) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Programa Tecnova III.
Aprovadas no programa, as startups CompreUP, GoTest Consultoria em Teste de Software e Virtutis Energy estão ligadas aos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação, e Energia Renovável.
Vinculadas ao Parque Tecnológico (Partec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Agência UFC Inova, as equipes formam empresas de base tecnológica, que buscam por meio da inovação aplicar modelos de negócios eficientes, com entrega de serviço em larga escala e custos controlados.
Leia mais
De acordo com Lívia Barreto, diretora-presidente substituta do Partec, tornando os projetos interessantes é que, além de oferecer o primeiro contato com o empreendedorismo, os alunos da universidade conseguem gerar empregabilidade para eles mesmos, passando assim, a recrutar outros alunos.
“Eles estão extremamente animados com essa oportunidade. São empresas que têm um potencial muito grande, de impacto, tanto na área de sustentabilidade de compras, tecnologia de informação e energias. Elas representam soluções de alto potencial de impacto e reforçam o compromisso da universidade na ponte entre campo científico e mercado”, explica Lívia.
As startups cearenses são compostas por pesquisadores e alunos de diversos cursos, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Administração e Economia, e também pela comunidade acadêmica.
“Uma delas, a Virtutis Energy, foi um projeto que surgiu no programa Empreende UFC, que estimula o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação ainda na graduação. Essa startup foi avançando em maturidade, ganhou notoriedade e agora conseguiu esse aporte maior”, aponta a diretora-presidente substituta do Partec.