Indicador de incerteza da economia do País sobe 0,1 ponto em março ante fevereiro, diz FGV

Indicador de incerteza da economia do País sobe 0,1 ponto em março ante fevereiro, diz FGV

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) teve ligeira alta de 0,1 ponto na passagem de fevereiro para março, para 110,9 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador caiu 1,5 ponto.

"O IIE-Br ficou estável em março, sinalizando manutenção de nível moderadamente elevado de incerteza econômica no Brasil. A estabilidade resultou da combinação de alta do componente de Mídia e queda do componente de Expectativas. O primeiro componente subiu no mês, motivado principalmente por incertezas associadas à condução da política econômica norte-americana. Já o componente de Expectativas recuou para o menor nível desde 2015, refletindo a menor dispersão das previsões do mercado para as taxas de juros e de câmbio nos próximos 12 meses", avaliou Anna Carolina Gouveia, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O IIE-Br é formado por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

O componente de Mídia subiu 1,2 ponto, para 114,8 pontos, contribuindo com 1,0 ponto para o IIE-Br do mês. O componente de Expectativas caiu 4 pontos, para 90,8 pontos, contribuindo com -0,9 ponto para o índice de março.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FGV IIE-BR MARÇO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar