Bolsas da Europa e futuros de NY têm ganhos moderados, à espera de Nvidia e com Ucrânia em foco

Por André Marinho

São Paulo, 20/11/2024 - Os mercados acionários exibem ganhos moderados nas principais praças globais, em compasso de espera pelo balanço da Nvidia, que será divulgado mais tarde após o fechamento dos negócios à vista em Wall Street. Investidores ainda monitoram os sinais de recrudescimento das tensões na guerra da Ucrânia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na Europa, as bolsas ensaiam recuperação após terem sido duramente penalizadas na véspera pela decisão da Rússia de alterar a doutrina nuclear, em resposta ao aval dos EUA ao uso de mísseis de longa duração por Kiev. Nesta manhã, a Reuters relatou que o presidente russo, Vladimir Putin, estaria aberto a discutir um cessar-fogo com a gestão do presidente eleito americano, Donald Trump.

Por volta das 08h10 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações na região, subia 0,41%, a 502,65 pontos. O papel da gigante dos semicondutores ASML ganhava 0,48% em Amsterdã, com o setor na expectativa pelos números da Nvidia.

A demanda forte por chips para inteligência artificial indica que os resultados da empresa devem cumprir o esperado, afirma a analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank. Segundo ela, contratos de opções sugerem uma oscilação potencial de 8% a 10% na ação da companhia após a divulgação do balanço. "Isso implica um movimento potencial em torno de 1-2% no S&P 500, para cima ou para baixo", explica.

Apesar disso, a analista lembra que, no trimestre anterior, a surpresa com lucro e receita foi insuficiente para impulsionar o papel. "Com o tempo, e com as valuations atuais, os investidores tornaram-se mais difíceis de satisfazer e cada vez mais preocupados com o que pode dar errado", comenta.

Diante deste cenário, a ação da Nvidia subia 0,27% no pré-mercado das bolsas de Nova York. Por lá, o futuro do Dow Jones ganhava 0,18%, o do S&P 500 avançava 0,15% e o do Nasdaq ascendia 0,15%. Do outro lado do Atlântico, a Bolsa de Londres tinha elevação de 0,10%, acompanhada de Frankfurt (+0,32%) e Paris (+0,18%).

Contato: andre.marinho@estadao.com

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar