PUBLICIDADE
Notícias

Produção de petróleo da Rússia pode começar a desacelerar em 2017, diz ministro

07:25 | 22/12/2015
A produção de petróleo russa pode começar a desacelerar em 2017, devido a um regime tributário desfavorável, afirmou o ministro da Energia do país, Alexander Novak, em entrevista ao jornal Kommersant publicada nesta terça-feira.

A produção de petróleo do país tem aumentado recentemente, atingindo novas máximas na era pós-União Soviética. O Ministério das Finanças, porém, tem a intenção de ajustar o orçamento, com uma maior arrecadação de dinheiro do setor de petróleo. "A partir de 2017, há o risco de uma menor produção", disse Novak.

Apesar da recessão econômica e das sanções ocidentais, a produção de petróleo russa se beneficia do rublo mais fraco. Isso levou o Ministério das Finanças a dizer que pretende coletar 330 bilhões de rublos (US$ 4,6 bilhões) em impostos extras das companhias do setor, para ajudar a equilibrar o orçamento nacional.

Novak disse que as companhias manteriam a produção se o governo planejasse adotar a taxa extra apenas uma vez. Mas elas podem interromper investimentos se o Ministério das Finanças indicar que planeja taxar a vantagem delas diante do rublo mais fraco no futuro, avaliou. Executivos do setor têm criticado os planos oficiais.

A produção de petróleo russa deve atingir 533 milhões de toneladas neste ano, em alta ante a produção de 526,7 milhões de toneladas de 2014, disse Novak. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS