PUBLICIDADE
Notícias

Incêndio e queima de aparelhos

01:30 | 19/12/2015
Deve-se ter cuidado também com os aparelhos eletrônicos. Segundo Odailton Arruda, responsável pela área de eficiência energética da Companhia Energética do Ceará (Coelce), é aconselhável que se tire da tomada os equipamentos que não serão utilizados, como televisões, micro-ondas e máquinas de lavar.

 

Essa medida pode ser usada para economizar na conta de energia, visto que os aparelhos, mesmo sem estar funcionando, podem ter algum consumo quando estão na tomada. Segundo informações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia.


Para além da economia, o cuidado também garante segurança. Isso porque, no caso de haver um curto-circuito gerado por um fator externo, os equipamentos não são danificados. Além disso, uma eventual incidência de raios – mesmo em locais distantes – pode provocar sobretensão e entrar na residência por cabos ligados à rede pública através da tomada. Nos casos mais graves, isso pode provocar incêndios.


Paulo Sanford observa que, quanto à geladeira e ao freezer, só se deve desligá-los caso tenham sido esvaziados com antecedência, para que os alimentos não estraguem. Nesse caso, também é uma opção desligar o disjuntor geral do imóvel, o que garante que os aparelhos não terão acesso à rede elétrica.

TAGS