PUBLICIDADE
Notícias

Correção: com chuva, Itaipu deve voltar a gerar mais de 90 milhões de MWh em 2016

15:30 | 19/12/2015
A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. A média de geração de 93 milhões de Mwh é a dos últimos anos e não dos últimos meses como constou. Segue o texto corrigido:

A administração da usina de Itaipu trabalha com a expectativa de que a hidrelétrica produza mais de 90 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2016. A marca não foi alcançada em 2014 e 2015 em função do menor volume de chuvas, situação revertida apenas a partir do segundo semestre deste ano. Em 2016, com a perspectiva de chuvas mais intensas, a operação da usina deve voltar a níveis mais próximos aos padrões normais - a média dos últimos anos aponta geração de aproximadamente 93 milhões de MWh.

Para justificar as projeções mais otimistas, a administração de Itaipu cita a prolongação do fenômeno El Niño até o outono. Como consequência, as chuvas na bacia incremental, onde está localizada a hidrelétrica, devem ficar acima da média histórica. "O cenário para o ano é positivo, o que nos permitirá produzir mais e de forma sustentável, garantindo assim a energia que o Brasil e Paraguai precisam para se desenvolver", destacou em nota o diretor técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp.

Entre 2014 e 2015, o volume produzido pela usina ficou em aproximadamente 87 milhões e 89,5 milhões de MWh, respectivamente. A capacidade instalada de Itaipu é de 14 mil MW.

TAGS