PUBLICIDADE
Notícias

Brasil vai propor ao México ampliação de acordo bilateral

20:05 | 16/12/2015
O Brasil entregará ao governo mexicano até esta sexta-feira, 18, uma proposta de ampliação do acordo de comércio entre os dois países. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse ao jornal "O Estado de S. Paulo" que o novo entendimento terá um alcance muito maior do que o atual, que abrange menos de 600 produtos.

O novo acordo deverá incluir 5 mil itens e cobrir 60% do comércio bilateral, excluído o setor automotivo. Com a ampliação, serão incluídos novos segmentos, principalmente industriais. "É bastante expressivo", acrescentou. O acordo irá eliminar o pagamento de Imposto de Importação para os produtos ofertados.

No caso do comércio de veículos e autopeças, continuará havendo uma cota para a importação sem impostos, conforme acordo automotivo renovado no início deste ano.

O ministro disse que foi feita uma consulta ao setor privado no Brasil antes da oferta e que o México também fará uma proposta, que será negociada entre os dois países.

"Evidentemente que também haverá uma abertura maior do mercado brasileiro, não é uma coisa de uma só mão. Alguns setores ficarão mais expostos", completou o ministro.

Neste ano, as exportações para o México aumentaram 23%, puxadas principalmente pelas vendas de veículos e autopeças.

O Brasil vem negociando uma série de acordos bilaterais. Na semana passada, foi anunciado um entendimento para o livre comércio no setor automotivo com o Uruguai. Outros acordos também foram feitos neste ano com a Colômbia e a Argentina.

TAGS