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41% dos brasileiros que compram por impulso estão inadimplentes

A pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que todos os entrevistados compram por impulso pelo menos um dos 45 produtos investigados.

11:56 | 15/12/2015
Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 55,3% dos entrevistados garantem ter o hábito de planejar suas compras, porém 41% dos consumidores têm contas atrasadas.

Além disso, 23,3% estão com o nome sujo em serviços de proteção ao crédito, percentual que chega a 40,1% entre pessoas altamente impulsivas.

De acordo com o levantamento, todos os consumidores entrevistados cedem às compras por impulso de pelo menos um dos 45 produtos investigados. O que costuma mudar é a frequência destas compras: 46,6% dos consumidores possuem um grau médio de impulsividade.

Em relação a como os consumidores se veem em relação às compras não planejadas, observa-se que nem sempre a autoimagem condiz com a realidade das atitudes: 26,5% daqueles que apresentam alto grau de impulsividade disseram que nunca compram produtos dos quais não precisam.

Alimentos e bebidas

A pesquisa do SPC Brasil mostra também que os produtos mais frequentemente adquiridos por impulso são do setor de alimentação: pães (42,1%), leite (39,6%), cafés (36,4%), sucos (31,2%) e biscoitos (27,6%). O local mais usual para a compra de itens desse segmento é o supermercado (84,5%).

Em seguida, aparecem produtos do segmento de eletrônicos, como os celulares (24,8%) e os computadores e tablets (21,8%).

Classes A e B

Conforme o resultado da pesquisa, os consumidores com renda maior, pertencentes às classes sociais A e B, se mostraram mais propensos a concordar com algumas atitudes relacionadas a compras por impulso.

Algumas das frases ouvidas durante as entrevistas incluem "costumo comprar coisas sem pensar" (31,6%, contra 21,6% nas classes C, D e E); "se vejo, compro – é uma expressão que me descreve" (22,2%, contra 15,0% nas classes C, D e E); "compro agora e penso nisso mais tarde" (31,5%, contra 27,1% nas C, D e E); e "ao ver colegas ou amigos com coisas novas fico com tanta vontade que também acabo comprando mesmo sem poder" (18,8%, contra 6,7%).

Redação O POVO Online
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