PUBLICIDADE
Notícias

PMI industrial do Reino Unido e da Itália tem forte alta em outubro

08:45 | 02/11/2015
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Reino Unido avançou para 55,5 em outubro, do número revisado a 51,8 em setembro (de 51,5, originalmente), segundo pesquisa divulgada hoje pela Markit Economics e pela CIPS. Este foi o melhor nível de crescimento da produção industrial desde junho de 2014 e a aceleração mais forte em 24 anos de pesquisa.

O resultado veio bem acima da expectativa dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam redução para 51,3. A leitura acima de 50,0 indica que a indústria britânica permanece em expansão.

Na Itália, o PMI industrial se recuperou e subiu para 54,1 em outubro, de 52,7 em setembro, atingindo o maior nível em três meses e acima da projeção de 53,0. A melhora foi puxada pelo crescimento sólido da produção e das novas encomendas.

Já o PMI do setor industrial da França ficou estável em 50,6 em outubro na comparação com setembro. O resultado ficou levemente abaixo do esperado, de alta para 50,7. "Embora o dado tenha ficado dentro do território de expansão, o crescimento continua a ser frágil. O fato do emprego ter caído para a taxa mais acentuada em dez meses sugere que as empresas estão se preparando mal para uma recuperação mais sustentada", disse Jack Kennedy, economista sênior da Markit.

Por sua vez, o PMI do setor industrial da Espanha caiu pelo quinto mês seguido, para 51,3 em outubro, de 51,7 em setembro, ainda no nível mais baixo desde dezembro de 2013. Apesar da queda, a leitura acima de 50,0 indica que a indústria espanhola se mantém em expansão, ainda que em ritmo mais fraco. A estimativa era de 50,0. (Niviane Magalhães - niviane.magalhaes@estadao.com)

TAGS