PUBLICIDADE
Notícias

Grécia fecha acordo com credores para liberação de próxima parcela de ajuda

07:25 | 17/11/2015
A Grécia e seus credores internacionais chegaram a um acordo preliminar sobre reformas econômicas e financeiras que Atenas deverá implementar para receber uma próxima parcela de 2 bilhões de euros (US$ 2,1 bilhões) em ajuda financeira, segundo três autoridades com conhecimento do assunto.

O acordo, que foi fechado nas primeiras horas desta terça-feira, também abre o caminho para o desembolso de novos empréstimos, no valor de 10 bilhões de euros, que os gregos poderão usar para capitalizar seus bancos.

De acordo com o pacote de resgate de 86 bilhões de euros assinado em agosto, a Grécia se comprometeu a implementar 48 reformas em troca da parcela de 2 bilhões de euros, que será usada para o pagamento de salários e contas e também para o acerto de dívidas domésticas.

Concluir o primeiro conjunto de reformas, junto com outras mudanças referentes ao setor financeiro, era um pré-requisito para a Grécia receber outros 10 bilhões de euros destinados para o setor bancário do país.

De qualquer forma, a Grécia ainda precisa submeter as reformas a uma votação no Parlamento na quinta-feira (19), antes que os ministros de Finanças da zona do euro deem seu aval ao desembolso de 12 bilhões de euros, notaram autoridades da União Europeia.

Uma inspeção do Banco Central Europeu (BCE), realizada em outubro, mostrou que os quatro maiores bancos da Grécia, vão precisar de uma injeção de capital de 14,4 bilhões de euros para fortalecerem sua base de capital. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS