Empresários do setor de materiais de construção veem cenário regular em novembro
A expectativa de outro mês regular também prevaleceu para novembro, com 54,5% das respostas dos entrevistados, enquanto 9,1% apontaram projeções boas e 27,3% sinalizaram resultados ruins. Cerca de 9,1% indicaram perspectivas "muito ruins" de vendas.
"A pesquisa de outubro junto aos empresários da indústria de materiais parece indicar que atingimos o fundo do poço no que se refere ao mercado. No período de setembro a novembro, predomina a perspectiva de vendas regulares. Essa situação deve permanecer por mais alguns meses antes de iniciar um ciclo favorável de vendas", disse o presidente da entidade, Walter Cover.
A Abramat informou também que, em outubro, 45% das indústrias de materiais pretendiam investir nos próximos 12 meses. O resultado representou uma melhora em relação a setembro, quando a intenção relatada era de 44%. Em igual mês do ano passado, o indicador estava em 46%.
A sondagem da associação indicou também que, na média, uma fatia próxima de 5% das companhias entrevistadas têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. O resultado apresentou uma alta do otimismo, que estava em zero no mês anterior. Em igual mês do ano passado, a taxa estava em 11%. Além disso, 77% dos entrevistados se disseram pessimistas, frente a 80% em setembro e 24% em outubro de 2014. Os indiferentes somaram 18% dos entrevistados em outubro.