PUBLICIDADE
Notícias

Demanda por produtos químicos cai 6% até outubro, diz Abiquim

11:55 | 26/11/2015
A demanda doméstica por insumos químicos apresenta retração de 6% neste ano, até outubro, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A queda na comparação com o mesmo período do ano passado comprova que, a despeito do dólar menos favorável à importação, a indústria nacional tem enfrentado dificuldades para crescer em um ambiente de retração econômica.

"Com a atividade fraca e levando-se em consideração as características de operação da química, em que prevalece o processo contínuo de produção, as empresas têm buscado opções para manter seus ativos em operação mínima e procurado alternativas que não encareçam os custos unitários de produção", analisa em nota a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira.

Essa operação mínima ajuda a compreender a retração de 5,17% nas vendas domésticas de insumos químicos em igual base comparativa. A queda mais expressiva do Consumo Aparente Nacional (CAN), de 6%, indica que as importações apresentam desempenho ainda mais desfavorável do que a produção nacional.

TAGS