PUBLICIDADE
Notícias

Fecomércio-RJ: número de lojistas que vão contratar temporários cai à metade

17:30 | 30/10/2015
Pouco confiantes para as vendas de Natal, o número de comerciantes do Estado do Rio de Janeiro que pretende contratar trabalhadores temporários caiu à metade este ano, segundo levantamento da Fecomércio-RJ. Ao todo, 13% dos empresários devem abrir vagas neste fim de ano, gerando 17 mil postos temporários com remuneração média de R$ 1.502,00. No ano passado, 26% dos estabelecimentos planejavam convocar trabalhadores temporários para reforçar as atividades durante as festas.

Por outro lado, aumentou a dúvida entre os demais empresários. Em 2014, 72% diziam que não contratariam e só 2% ainda avaliavam a situação. Neste ano, 52% cravaram a negativa, enquanto 35% informaram não saber ainda qual será a decisão do negócio.

Entre os que pretendem contratar temporários, o número médio será de quatro funcionários por estabelecimento, mesmo nível de 2014. Além disso, 69% pretendem efetivar pelo menos um dos trabalhadores temporários, seja por aumento do quadro ou por substituição.

As contratações em 2015 começaram mais tarde do que no ano passado. Em outubro deste ano, apenas 2% dos empresários com intenção de realizar contratações temporárias já tomavam medidas nesse sentido, contra 20% no mesmo período de 2014. O ápice das contratações neste ano se dará em novembro e em dezembro, apontou a Fecomércio-RJ.

Queda no faturamento

A cautela dos empresários se deve à perspectiva de queda no faturamento, segundo a entidade. Inflação elevada, juros em alta e desemprego crescente têm levado os consumidores a pisar no freio. Sem demanda, a expectativa é de que a receita tenha encolhido 15% neste mês em relação a igual período de 2014, enquanto as encomendas recuaram 11%.

Neste ano, somente 36% dos estabelecimentos já fizeram ou ainda farão pedidos para o Natal, um resultado inferior aos 50% apontados no ano passado. A pesquisa da Fecomércio-RJ foi realizada entre os dias 9 e 13 de outubro, com 337 empresários do Estado do Rio de Janeiro.

TAGS