PUBLICIDADE
Notícias

BC da Turquia eleva previsão de inflação para 2015 de 6,9% para 7,9%

13:00 | 28/10/2015
O Banco Central da Turquia elevou sua projeção para a inflação no fim do ano para 7,9%, com a desvalorização da lira em nível recorde e o alto custo dos alimentos prejudicando os esforços para levar a alta nos preços na direção da meta de 5%, disse o presidente do BC turco, Erdem Basci. A revisão desta quarta-feira marca um salto na previsão de inflação para 2015 do banco central, em comparação com os 6,9% previstos em julho. Em setembro, os preços ao consumidor avançaram 7,95% no país, na comparação com igual mês de 2014.

"Nós antecipamos que a inflação permaneça nos níveis atuais por um pouco mais de tempo, para então começar a desacelerar", disse Basci. Segundo ele, a política monetária do BC depende da melhora na perspectiva para a inflação.

A previsão para a inflação anual em 2016 também aumentou. De acordo com Basci, ela deve atingir 6,5% no próximo ano, acima da expectativa de 5,5% de julho. Os preços ao consumidor ficarão perto de 5% ao ano no fim de 2017, segundo a autoridade, que acrescentou que depois disso a Turquia atingirá sua meta de médio prazo para a inflação.

Apesar dos pedidos de investidores e economistas pela elevação nos juros para combater a inflação, o BC turco tem mantido sua política monetária, após cortar os juros em janeiro e fevereiro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS