PUBLICIDADE
Notícias

UE não cumprirá prazo para implementar Basileia 3

17:24 | 03/12/2012
A Comissão Europeia admitiu nesta segunda-feira que não vai cumprir o prazo para a implementação de regras bancárias mais rígidas para a proteção contra mais uma crise de crédito.

As regras para aumentar a liquidez dos bancos, conhecidas como Basileia 3, teriam de ser implementadas até janeiro de 2013. A Europa ainda está debatendo sua legislação para adotar as leis, conhecida como CRD4. Os Estados membros ainda não chegaram a um acordo no Parlamento Europeu em relação ao formato final dessas regras.

Existem diferenças em diversos pontos da legislação, incluindo a pressão dos legisladores para definir limites aos bônus pagos a banqueiros e permitir diferentes níveis de liquidez para bancos da região. Além disso, a Alemanha e a França têm tentado afrouxar as regras, em parte para proteger seus bancos da competição.

"Não haverá adoção legal do CRD4 até 2013", disse o porta-voz do comissário responsável para mercado interno e serviços financeiros da União Europeia (UE), Michel Barnier. A afirmação acontece após o comunicado dos EUA, no mês passado, de que o país também ultrapassará o prazo definido pelo G-20.

Porém, ao contrário dos EUA, que não informaram uma possível data para a implementação das regras de capital, as autoridades da UE afirmaram que estão determinadas a adotar as regras o quanto antes.

O vice-presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Andreas Dombret, disse hoje que não há mais tempo para a UE concordar com o texto final da implementação da Basileia 3 este ano. "Mas meados de 2013 seria um prazo perfeitamente realista", afirmou. As informações são da Dow Jones.

TAGS