PUBLICIDADE
Notícias

PIB Mensal indica aceleração no 4º trimestre, diz Serasa

08:59 | 20/12/2012
O Indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal), divulgado nesta quinta-feira pela Serasa Experian, subiu 0,4% em outubro ante setembro, descontadas as influências sazonais. Em relação a outubro de 2011 a alta foi de 1,8%, a maior registrada em 14 meses. Esses resultados, na opinião dos economistas da empresa, indicam uma aceleração, ainda que modesta, da atividade no quarto trimestre, após um desempenho considerado fraco no terceiro trimestre.

Em nota distribuída à imprensa a empresa destaca o crescimento dos investimentos na composição da demanda agregada. O setor puxou a expansão da atividade em outubro, com alta de 2,9% sobre setembro e de 1,7% em relação ao mesmo mês de 2011. A primeira alta interanual dos investimentos em 2012.

"É de extrema importância que estes investimentos se mantenham em alta para conferir consistência à retomada do crescimento econômico que se esboça neste quarto trimestre de 2012", observam os economistas.

Ainda do ponto de vista da demanda agregada, o PIB Mensal registrou em outubro altas mensais de 0,4% tanto no consumo das famílias quanto no consumo do governo. Já as exportações apresentaram crescimento de 0,5%.

Pelo lado da oferta agregada, apenas um setor recuou na comparação mensal, o agropecuário: -0,4%. O setor de serviços e a indústria contribuíram com expansões de 0,5% e 1%, respectivamente.

TAGS