Ministério da Justiça notifica empresas com programas de fidelidade
Atualizada às 16h15min
Empresas de vários setores que tenham programas de fidelidade estão sendo notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) para prestarem esclarecimentos.
Em razão de reclamações de consumidores, a Senacon/MJ quer avaliar o funcionamento dos programas de fidelidade e as regras adotadas pelas empresas. Os setores analisados serão aviação civil, hotelaria, revenda de combustível, farmácias, bancos e comércio em geral.
Veja lista das empresas notificadas no site da Secretaria
O órgão questiona como o consumidor tem acesso ao saldo de pontuação; quais são as limitações e restrições para a utilização da pontuação adquirida; como os consumidores são informados acerca de alterações nos programas e quais os dados solicitados para a criação do cadastro.
As empresas têm prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para esclarecer os procedimentos adotados em relação aos consumidores.
A empresa de fidelização de clientes Dotz procurou o O POVO Online e afirmou que, até o momento, não recebeu notificação da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
"Pelo que foi entendido, as informações pedidas são de caráter genérico sobre o funcionamento dos programas de fidelização e não se caracterizam em reclamações. Os dados sobre nossa empresa e o funcionamento do nosso programa estão disponíveis no site.", diz a nota.
Redação O POVO Online