PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza recebe terceira reunião do Comitê Gestor da Rede

De acordo com Sílvia Fujita, coordenadora geral do PNAFM, Fortaleza aparece como uma cidade-modelo aos demais municípios que participam do programa

19:47 | 10/12/2012
Fortaleza receberá até o próximo dia 12 de dezembro a terceira reunião do Comitê Gestor da Rede PNAFM (COGEP). O evento, que contará com a participação de 22 municípios, irá abordar temas da gestão de alto desempenho, impostos sobre serviços e o retorno sobre as missões dos entes municipais a partir do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

De acordo com Sílvia Fujita, coordenadora geral do PNAFM, Fortaleza aparece como uma cidade-modelo aos demais municípios que participam do programa. Ele afirma que, com os recursos do programa, a prefeitura conseguiu desenvolver processos de modernização nas áreas tecnológica, administrativa, fiscal e de recursos humanos. Isso, segundo a coordenadora, tem possibilitado o aumento na qualidade e quantidade dos serviços oferecidos à população fortalezense.

Ela comenta que a cidade possui legados da iniciativa citando a construção das Praças do Povo e programa de cadastro geo referenciado, que possibilita a atualização da base cadastral do município. “Também montamos programa de capacitação dos servidores, onde treinamos mais de 10 mil pessoas nas mais diversas áreas”, destaca.

Para Luiz Palmeira, integrante do Ministério da Fazenda, uma das vantagens da iniciativa, são as formas de pagamentos que os municípios têm a partir do acordo firmado com a União. De acordo com o Luiz Palmeira, as operações de créditos são firmadas entre o Governo Federal, a União e o Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). “Os recursos externos são disponibilizados através de contratos aos municípios em prol da gestão fiscal”, afirma.

Luiz explica que a reunião do COGEP ocorre quadrimestralmente sendo Fortaleza a terceira cidade a receber o evento em 2012. A primeira foi Gravatá (PE) e a segunda, Campo Grande (MS).

Redação O POVO Online

TAGS