PUBLICIDADE
Notícias

Exportações alemãs sobem 10,6% em outubro

08:46 | 10/12/2012
As exportações da Alemanha cresceram 10,6% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, a maior alta anual desde meados de 2011, impulsionadas por um aumento de 14,6% nas encomendas de fora da União Europeia, de acordo com dados do Destatis, o escritório de estatísticas do país.

No entanto, os dados também indicam que a crise econômica da zona do euro está tendo efeito sobre as exportações alemãs, já que as vendas do país para a região caíram 1,2% no período de janeiro a outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A relativamente modesta alta mensal de 0,3% nas exportações totais da Alemanha em outubro também sugere que o ritmo das vendas para o exterior está perdendo força, especialmente porque se seguiu a uma queda mensal de 2,4% em setembro. Os dados mensais são ajustados por fatores sazonais e pelo calendário.

As importações da Alemanha subiram 2,5% em outubro ante setembro e 6,0% ante outubro do ano passado, também graças ao comércio robusto com países de fora da UE.

Como resultado, o superávit comercial da Alemanha diminuiu para 15,2 bilhões de euros em outubro, em termos ajustados, do dado revisado de 16,8 bilhões de euros em setembro. O superávit ficou abaixo da previsão dos analistas de 15,9 bilhões de euros.

Na conta-corrente, o superávit alemão ficou em 13,6 bilhões de euros em outubro, em linha com as previsões. As informações são da Dow Jones.

TAGS