PUBLICIDADE
Notícias

Eletrosul inaugura usina hidrelétrica no RS

18:51 | 20/12/2012
A Eletrosul inaugura nesta sexta-feira a usina hidrelétrica Passo São João, no Rio Grande do Sul, que marca o retorno da estatal ao mercado de geração hidrelétrica com um empreendimento 100% da companhia. A usina, de 77 megawatts (MW), recebeu investimentos de R$ 600 milhões e foi arrematada em leilão realizado em dezembro de 2005, após a empresa ter sido retirada do Plano Nacional de Desestatização e autorizada a retomar os investimentos em geração e transmissão.

Além desta usina, a companhia inaugurou neste ano seu primeiro empreendimento eólico, o Complexo Cerro Chato, em Sant'Ana do Livramento, também no Rio Grande do Sul, que tem 90 MW de capacidade instalada, e também a hidrelétrica Mauá, de 361 MW, no Paraná, construída em parceria com a Copel, que detém 51% do consórcio detentor da concessão.

A Eletrosul chegou a ter mais de 6,5 gigawatts (GW) de capacidade instalada até 1997, quando suas operações no segmento de geração foram cindidas, dando origem à Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A. (Gerasul), adquirida depois pela Tractebel. Em 2004, com a implantação do novo modelo do setor elétrico, a estatal voltou a poder atuar na geração e iniciou investimentos no segmento, com uma carteira que já soma 1.848 MW, incluindo a participação em usinas como Jirau e Teles Pires, e os parques eólicos em Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar e Chuí, que somam 480 MW e devem entrar em operação até o final do ano que vem.

TAGS