PUBLICIDADE
Notícias

Custo total da recompra de dívida grega soma � 11,3 bi

10:07 | 12/12/2012
A Grécia vai pedir empréstimos adicionais aos seus credores oficiais para comprar 31,9 bilhões de euros em bônus oferecidos pelos investidores privados numa operação de recompra que é crucial nos esforços do país para reduzir sua dívida e receber nova ajuda externa.

Os investidores fizeram ofertas para vender os bônus gregos que detêm em carteira a um preço médio de cerca de 33,8 centavos de euro - próximo do teto da faixa de preço proposta pela Grécia -, resultando num custo total de 11,29 bilhões de euros se a Grécia aceitar todas as ofertas, informou a agência de dívida do país em comunicado. Os credores oficiais reservaram 10 bilhões de euros para completar a operação de recompra da dívida pelo governo grego, o que implica na necessidade de pedir 1,3 bilhão de euros adicionais aos credores oficiais.

"A República anuncia que informou ao setor oficial que pretende aceitar todos os papéis designados para cada série válida oferecida para troca a fim de satisfazer as condições financeiras", diz o comunicado da agência de gestão da dívida grega.

A recompra de bônus é um elemento central de um plano que busca reduzir a dívida da Grécia para 124% do PIB até 2020, um pré-requisito para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) continue a participar do programa de ajuda ao país.

Os quatro maiores bancos da Grécia em capitalização de mercado - National Bank of Greece, Eurobank Ergasias, Alpha Bank e Piraeus Bank - estão participando da operação de recompra, assim como o banco estatal Hellenic Postbank.

Em comentários ao comitê econômico do Parlamento, o presidente do Banco Central da Grécia, George Provopoulous, disse que os bancos locais perderão cerca de 2 bilhões de euros com sua participação na operação de recompra da dívida do governo. As informações são da Dow Jones.

TAGS