PUBLICIDADE
Notícias

Rajoy: proposta orçamentária da UE é 'inaceitável'

17:19 | 17/11/2012
O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, rejeitou neste sábado as propostas apresentadas pelo presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, para o orçamento do bloco dos 27 países europeus. "O documento que o sr. Van Rompuy apresentou é simplesmente inaceitável", disse Rajoy ao final da Cúpula ibero-americana, referindo-se à proposta apresentada aos membros da UE na quarta-feira, que prevê reduções significativas nos montantes alocados no Orçamento.

As propostas orçamentárias anteriores apresentadas pela Comissão Europeia, o braço executivo da UE, foram criticadas por vários países-membros. Segundo os críticos, as propostas eram muito generosas para o momento atual, em que os países se esforçam para controlar seus orçamentos domésticos. Rajoy, no entanto, disse que a proposta da Comissão Europeia parece ser um "melhor ponto de partida" para as discussões.

Os líderes da UE reúnem-se na próxima semana, nos dias 22 e 23 de novembro, em Bruxelas, para tentar chegar a um acordo sobre o orçamento do bloco. As informações são da Dow Jones.

TAGS