PUBLICIDADE
Notícias

Pague as contas antes de gastar 13º salário com compras, dizem especialistas

10:12 | 10/11/2012
NULL
NULL

Ainda este mês, os trabalhadores brasileiros estarão recebendo a primeira parcela do 13º salário. Antes de começar a gastar, o ideal é se planejar adequa-damente e verificar a situação financeira. Pagar contas e entrar o próximo ano em dias é uma boa alternativa, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Apesar da vontade de gastar o dinheiro com compras estimulado pelas festas no fim do ano, primeiro é preciso verificar como anda a situação financeira da pessoa. Se estiver complicada e no vermelho, a primeira orientação é listar todas as contas fixas e atrasadas para ter um panorama das despesas”, recomenda Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban.

Segundo ele, é importante definir prioridades no pagamento, sobretudo nas contas de consumo, que são essenciais para o dia a dia e devem estar na lista. Devem ser priorizadas as despesas mais caras, como o cartão de crédito, o limite do cheque especial e financiamentos atrasados. 

Compras de Natal

Para fugir das compras por impulso, uma boa opção é determinar antes o valor que poderá ser gasto em presentes de Natal. Uma lista pode ajudar na organização dos presentes que a pessoa pretende comprar, sempre com pesquisa de preços e os gastos dentro do valor estipulado no orçamento. “Muitas vezes, na ansiedade de agradar, as pessoas acabam se atrapalhando e gastam mais do que podem. Ou ainda, resolvem comprar presentes para a família inteira sem medir os impactos que estas lembrancinhas terão no orçamento”, avalia Moraes.

“Comprar de forma parcelada é muito prático, mas utilizar o 13º salário nas compras de Natal para pagamentos à vista pode ser vantajoso se você conseguir um bom desconto e ainda ajuda a evitar o acúmulo de prestações”, diz ele.

O consumidor precisa lembrar ainda que existem as despesas do começo do ano, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a taxa de licenciamento do veículo, seguro do automóvel, despesas com o material escolar e matrículas.

Pagamento do 13º salário

O benefício do 13º salário deve ser pago ao trabalhador em duas parcelas: a primeira parcela (50% do salário sem descontos) até o último dia útil de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro (50% do salário com descontos de INSS e Imposto de Renda).

A advogada trabalhista da IOB Folhamatic, Ydileuse Martins, explica que o pagamento do 13º salário não pode ser feito em mais de duas parcelas. “Se a empresa não cumprir as datas previstas na legislação, ela será autuada pelo Ministério do Trabalho e Emprego”, comenta.

O 13º salário é regulamentado pela Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, a qual estabelece que a todo empregado deverá ser paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.

 

SAIBA MAIS

Sete passos para programar as compras do natal

Passo 1: defina o orçamento

Saber antes o quanto você pode e está disposto a gastar é o passo inicial. Estipule o valor mínimo e o máximo para ser gasto com as compras de Natal.

Passo 2: liste quem será presenteado

Sem exceções, pense em todo mundo que você vai presentear neste Natal e faça uma lista. Ordene sua lista de acordo com a prioridade dos presentes.

Passo 3: pense sobre os presentes

Se você já sabe o que dar de presente para cada um da sua lista, anote ao lado dos nomes e, se possível, anote duas ou mais opções.

Passo 4: estimativa de custos

Faça uma breve pesquisa na internet para verificar quanto custará em média cada presente. Anote ao lado de cada item o valor.

Passo 5: pesquise os preços

Mais do que nunca, para fazer boas compras de Natal é preciso pesquisar muito os preços. Essa é uma época do ano em que a variação de preço pode ser grande.

Fonte: Febraban

Redação O POVO Online

TAGS