PUBLICIDADE
Notícias

Menos empresas buscam crédito em outubro, diz Serasa

10:35 | 21/11/2012
O número de empresas que buscaram crédito no mês de outubro caiu 1,8% em relação a setembro. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian, foi o segundo mês consecutivo de queda, já que em setembro o indicador registrou baixa de 17% em relação a agosto. Na comparação de outubro deste ano com o mesmo mês de 2011, a demanda das empresas por crédito declinou 12,9%. Já no acumulado do ano, de janeiro a outubro, houve variação negativa de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a demanda das empresas por crédito entra em um período mais fraco neste último trimestre já que grande parte da produção, visando às vendas de fim de ano, costuma ocorrer durante o terceiro trimestre. "Assim, espera-se que a demanda das empresas por crédito exiba resultados mais favoráveis somente a partir do início de 2013", afirmam, em nota divulgada nesta quarta-feira.

A queda mais forte em outubro ocorreu entre as micro e pequenas empresas: -1,8% ante setembro. Na mesma base de comparação, a redução foi de 1,6% entre as médias empresas e houve declínio de 0,2% entre as grandes.

Na análise por setor, as empresas comerciais registraram a baixa mais expressiva na busca por crédito em outubro, uma queda de 3,3% em relação a setembro. Nas empresas industriais, o recuo foi de 2,7%. Já as empresas de serviços apresentaram evolução positiva de 0,6% no período.

Segundo o indicador, foi na região Sudeste que ocorreu o maior declínio na busca das empresas por crédito em outubro (-2,8%). Depois aparecem a região Sul (-1,6%), Norte (-1,2%) e Centro-Oeste (-0,6%). A região Nordeste foi a única que apresentou avanço (0,6%) em outubro ante setembro.

TAGS