PUBLICIDADE
Notícias

Atraso torna obras públicas até 25% mais caras, diz governo

08:17 | 21/11/2012

O atraso nas obras públicas -fenômeno classificado como "da regra do jogo" pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior- encarece os projetos em até 25%. É o que conclui um estudo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do próprio governo federal.

O trabalho do Dnit ficou pronto antes da declaração da ministra, dada anteontem quando anunciava um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) "O atraso é da regra do jogo (...) o tamanho dele tem de ser verificado proporcionalmente ao período previsto da obra", disse a ministra na ocasião.

Para o Dnit, o atraso realmente tem sido regra. A maior parte das obras do órgão, que gasta cerca de R$ 10 bilhões ao ano na construção e reforma de estradas, ferrovias e hidrovias, termina fora do prazo contratado. Os contratos com empreiteiras são fechados por custos unitários.

O problema está no item de reajustamento anual dos contratos. Essa correção monetária é automática e tem um índice específico em cada contrato, que normalmente fica entre as variações do IPCA e do IGP-M. As informações são da Folha de São Paulo.

Redação O POVO Online

TAGS